plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
A BATALHA FINAL

Segundo dia do Enem acontece neste domingo. Veja!

Hoje, os mais de 200 mil paraenses inscritos no exame farão questões de Ciências da Natureza e Matemática, após rotina de estudos no ano. Eles dizem o que acharam da primeira avaliação e expectativas para este domingo.

Imagem ilustrativa da notícia Segundo dia do Enem acontece neste domingo. Veja! camera Sheila Santos aproveitou para repassar os últimos conteúdos de ciências na semana anterior ao exame do Enem | (Celso Rodrigues)

O sonho de ingressar em uma universidade e construir o futuro profissional está mais próximo de ser realizado para os mais de 220 mil candidatos do estado do Pará inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023. Agora é tudo ou nada para os estudantes que farão, neste domingo (12), o segundo dia da maratona, quando serão aplicados os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, totalizando 90 questões. Os candidatos precisam ficar atentos para os horários. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Já a aplicação inicia às 13h30 e encerra às 18h30.

Do total de questões, 45 serão referentes às disciplinas de biologia, física e química. E as 45 questões restantes serão de matemática. Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é utilizado como critério de seleção para os que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Após passar pela primeira fase do exame, no último domingo (05), os estudantes agora buscam manter a calma para a etapa de hoje, que será decisiva. Para Sheila Santos, professora de química do Colégio Acrópole, em Belém, no geral, os alunos do terceiro ano do ensino médio estão otimistas. “Após o primeiro dia de prova, eles se mostraram muito satisfeitos, gostaram muito da prova. Essa segunda fase é mais seletista. Agora o momento é de exercitar. O nosso aluno foi preparado o ano inteiro com vários simulados, provas e exercícios”, diz.

Conteúdos relacionados

Para a professora, nesta etapa é crucial que o candidato tenha domínio sobre o tempo dedicado para resolver cada questão. “Temos questões de nível fácil, médio e difícil. O aluno tem que saber reconhecer quais são as habilidades para medir o tempo dele, para não ficar muito tempo numa única questão. É melhor começar pela disciplina que tem mais afinidade, até mesmo para dar uma segurança maior. E deixa para o final as questões que ele teria um pouco mais de dificuldade”, orienta. “É de suma importância que o aluno organize tudo o que vai precisar, os documentos, a caneta, o cartão de inscrição. Como ele já fez a primeira prova, já sabe o local, tem que se organizar para sair com bastante antecedência e evitar esse tipo de susto, chegar atrasado e perder a prova”, recomenda a professora.

EXPECTATIVA

Augusto Pereira Rodrigues, 17, é um dos alunos do terceiro ano do Acrópole que vai encarar o segundo dia de provas do Enem, com o sonho de cursar ciência da computação. “O meu primeiro dia de prova considero que foi ‘ok’. O que talvez tenha me deixado com dificuldade foi a redação. Acredito que vou ter um desempenho melhor neste segundo dia. Tenho mais facilidade com matemática e, provavelmente, terei mais dificuldade com biologia. Tento fazer mais rápido as questões que considero mais simples e deixar as questões que considero mais complexas para fazer por último para ter mais tempo”, conta o jovem.

Já Alícia Lima, 17, também do terceiro ano, quer cursar engenharia mecânica na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela acredita que fez uma boa redação no primeiro dia e contabilizou uma boa quantidade de acertos. “Estou um pouco nervosa para o segundo dia, porque sinto que é o mais difícil, mas estou me preparando. Tentei não me forçar muito nessa última semana antes da prova para não ir com a cabeça muito atormentada. Fui fazendo algumas atividades só para relembrar os conteúdos. Física eu acho mais difícil. Estou tentando não pensar muito nisso e pensar que é só mais uma prova que eu fiz no ano. Não é nada tão assustador”, afirma.

Alimentar-se bem no dia da prova e ler as questões com bastante atenção estão entre as medidas que a estudante Giovanna Bona, 16, do terceiro ano, acredita serem essenciais para alcançar um bom desempenho na prova. A jovem quer cursar educação física na Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Gostei muito do primeiro dia, só senti um pouquinho de dificuldade na redação. Estou com uma expectativa boa, mais para matemática. Não tenho pressão dos meus pais para passar, então estou bem relaxada. Nessa semana procurei me distrair e estudar, fazendo principalmente questões de matemática, que é meu forte. Comer é muito importante para mim, durante a prova, e fazer com calma, ler as questões e, se sentir dificuldade, vou para a próxima”, pontua.

Quer saber mais sobre as notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

O curso escolhido pelo estudante Daniel Chaves, 18, é direito, que ele pretende cursar na UFPA ou Cesupa. “O primeiro dia de prova foi uma surpresa por causa do tema da redação, que eu não esperava. Mas, em geral, foi bacana. Nessa semana agora vou abdicar de alguns prazeres, como não ficar saindo e passar menos tempo no celular, para conseguir me dar bem. Estou montando algumas estratégias como começar marcando as questões mais fáceis, que são biologia física e química, porque acho que são matérias que entram mais na nossa cabeça e podem nos dar uma nota maior. E matemática vou deixar para o final”, explica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias