O segundo e último dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre neste domingo (12) em todo Brasil. Milhares de estudantes tentam fazer uma boa prova para conseguirem nota para uma vaga em uma universidade pública ou bolsa e uma instituição privada. 

Para garantir a segurança e evitar fraudes, a Polícia Federal tem feito ações nos dias de provas. De acordo com a PF, oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões durante as provas do primeiro domingo (5) já foram identificadas. 

CONTEÚDO RELACIONADO 

Segundo a divulgação, as imagens foram detectadas por meio do monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades. 

Não foram registradas informações de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início das provas.

Ainda segundo a PF, as pessoas que divulgaram as imagens já foram chamadas para serem ouvidas. Os casos foram registrados em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Além disso, diligências estão sendo realizadas no Rio Grande do Sul e no Ceará. 

Segurança 

A ação da Polícia Federal também apreendeu materiais com suspeitas de uso para fraudes no Enem em Maceió (AL) e em Vitória da Conquista (BA). 

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Para a aplicação do Enem, profissionais de diversas áreas atuam, de forma integrada, para monitorar possíveis ocorrências no armazenamento e na distribuição dos malotes de provas. Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem a atribuição de promover a integração das instituições participantes de operações nacionais ou regionais. 

A ação integrada para manter a segurança do exame é feito pelo MEC (Ministério da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais), MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério da Defesa; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Secretarias de Segurança Pública – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); guardas municipais; concessionárias de energia, água e telefonia, além da empresa aplicadora do exame.

MAIS ACESSADAS