plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Remédio fora da validade faz mal? Entenda os riscos 

Muito se pergunta sobre o efeito de medicamentos que já passaram da validade. Saiba o que acontece com o organismo após a ingestão e os possíveis riscos à saúde

Imagem ilustrativa da notícia Remédio fora da validade faz mal? Entenda os riscos  camera Os remédios fora da validade podem representar grande risco à saúde do paciente | Reprodução/Tua Saúde

A data de validade de um medicamento é estabelecida após extensos estudos pelo fabricante, que garante a qualidade, eficácia e segurança do produto por um período específico.

Após a data de vencimento, esses medicamentos podem representar riscos para a saúde. Detalhe, não há garantias sobre a eficácia ou segurança do medicamento.

Impactos de tomar um medicamento vencido

  • Riscos à saúde: a possibilidade de um medicamento vencido não funcionar adequadamente representa um risco à saúde do paciente, pois priva o organismo do tratamento necessário.
  • Alterações físico-químicas: substâncias presentes na medicação podem sofrer alterações que resultam na formação de produtos tóxicos prejudiciais à saúde.
  • Aumento dos efeitos adversos: há a possibilidade de efeitos adversos aumentados ou até mesmo surgimento de novos efeitos não previstos.

Efeitos do vencimento nos medicamentos

  • Variação na degradação: a composição dos medicamentos varia, afetando os efeitos pós-vencimento de maneira distinta para cada componente.
  • Determinação da data de validade: o período de vencimento é definido com base em pesquisas apresentadas à Anvisa durante o registro do medicamento.

Medicamentos eventuais e de uso contínuo

A ineficácia de medicamentos pode ter consequências diferentes, dependendo do tipo de tratamento. Um tratamento pontual pode resultar na piora do quadro, enquanto medicamentos de uso contínuo podem causar complicações em quadros crônicos.

Conteúdo relacionado

Descarte correto de medicamentos vencidos

O descarte ideal é realizado em farmácias ou centros de saúde preparados para a eliminação correta de medicamentos, evitando contaminação ambiental e riscos para outras pessoas.

Preservação adequada dos medicamentos

  • Armazenamento correto: dicas para manter a eficácia dos medicamentos incluem mantê-los nas embalagens originais, armazená-los em locais frescos e secos, além de mantê-los fora do alcance de crianças.
  • Atenção a formas sensíveis: Alguns tipos de medicamentos, como cremes e supositórios, são sensíveis a alterações de temperatura, e devem ser descartados se houver mudança em sua aparência após abertura.
  • Cuidados durante viagens: Evitar guardar medicamentos em locais sujeitos a altas temperaturas durante viagens, pois isso pode comprometer sua eficácia.

Quer mais notícias de saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Muito cuidado!

A compreensão dos efeitos dos medicamentos vencidos, juntamente com práticas de armazenamento adequadas e o descarte correto, são passos essenciais para garantir a eficácia e segurança no uso desses produtos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias