plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DINHEIRO EXTRA

Primeira parcela do 13º deve ser paga até 30 de novembro

Trabalhadores regidos pela CLT aguardam com expectativa pelo dinheiro extra, que ajuda a quitar dívidas ou a tornar possível um sonho

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Primeira parcela do 13º deve ser paga até 30 de novembro camera Grana extra que chega sempre no final de ano ajuda os trabalhadores e a economia do país | (Foto: Marcelo Casal Jr / Ag. Brasil)

O pagamento do 13º salário é um dos mais esperados do ano, pois traz ajuda financeira e possibilita a realização de sonhos ou a oportunidade de pagar dívidas pendentes. Implementada no Brasil no governo de João Goulart, em 1962, através da Lei 4.090/62, a Gratificação de Natal, mais conhecida como 13° salário, garante que todo empregado com carteira assinada tenha direito a receber essa grana extra. A gratificação foi uma dupla vitória para os brasileiros, que naquele ano comemoraram o bicampeonato mundial de futebol, conquistado no Chile em 17 de junho.

O advogado especialista em Direito do Trabalho e vice-presidente da Região Norte da Associação Brasileira de advocacia trabalhista (Abrat), Daniel Cruz, explica que o 13º salário é devido aos trabalhadores urbanos e rurais, aos domésticos, aos servidores públicos e trabalhadores avulsos que trabalham sob o regime da CLT e que tenha um vínculo em carteira de, pelo menos, 15 dias. “Além dos trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas também têm direito ao recebimento da gratificação, bem como pessoas que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão”, esclarece.

“A Gratificação de Natal assegura que, a cada mês trabalhado, o empregado tenha direito ao recebimento extra correspondente a 1/12 (um doze avos) do seu salário no ano correspondente. Dessa forma, o valor do 13º equivale ao salário mensal do empregado, caso ele tenha mantido vínculo com a empresa por, pelo menos, 12 meses. Já no caso do empregado ter sido contratado no meio do ano, por exemplo, o pagamento será realizado de forma proporcional aos meses trabalhados”, pontua.

Conteúdos relacionados:

Em relação aos empregados que recebem salário variável, como por exemplo quem recebe comissões, Daniel Cruz ressalta que deve-se apurar todos os valores variáveis recebidos de janeiro a novembro, dividir tal quantia por 11 (meses) e multiplicar pelo número de meses trabalhados.

Sobre a cessação do contrato de trabalho, o advogado trabalhista informa que o empregado dispensado sem justa causa tem direito ao 13º salário proporcionalmente aos meses trabalhados. “Por outro lado, o empregado dispensado por justa causa perde o direito ao 13º salário”, específica.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Quanto ao pagamento, o especialista diz que a lei é bem específica também. O seu pagamento pode ser feito em uma única parcela até o dia 30 de novembro ou em duas parcelas, o que é mais comum. Assim, a primeira delas, correspondente a 50% do salário, deve ser depositada entre fevereiro e 30 de novembro. Mas, se o colaborador solicitar, por ocasião de férias, dentro do período, também é permitido. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Nesta última, haverá os descontos cabíveis (INSS, IR, quando devido).

PRAZO

O especialista frisa que não se pode deixar de pagar o valor total no dia 20 de dezembro. “Caso o empregado não receba o pagamento do 13º salário e não tenha conseguido resolver tal questão diretamente com a empresa, ele poderá apresentar uma denúncia perante o Ministério do Trabalho ou procurar o sindicato de sua categoria, ou tentar uma resolução judicial através de uma reclamação trabalhista”, alerta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias