No Brasil, durante o Natal, as pessoas lembram que a uva-passa é um produto certo na ceia. Se vai na farofa, no arroz ou em outro prato não importa, ela tem que estar presente. Mas, pode ser que o abastecimento seja afetado neste final de ano. 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), identificou e interceptou 174,5 toneladas de uva-passa que estavam improprias para o consumo. Os produtos já estavam prontos para serem distribuídos pelo Brasil. 

Até mesmo o tipo de contaminação já foi identificado e divulgado pelo Ministério da Agricultura, indicando o uso inadequado.

CONTEÚDO RELACIONADO 

De acordo com o Mapa, as uvas-passas estavam contaminadas por ocratoxina A, que é uma substância produzidas por fungos.  Ainda segundo o ministério, a quantidade corresponde a 6,72% do que foi importado pelo Brasil em 2023. 

“O nível de conformidade das uvas-passas importadas para o Brasil é bem maior que a quantidade apreendida, o que demonstra que nossas equipes estão sempre atentas para assegurar que apenas produtos de qualidade cheguem na mesa do consumidor brasileiro, principalmente, nesta época de festas de fim de ano”, declarou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.  

Quer mais notícias sobre o Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

O lotes foram levados para unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional durante a entrada no país. Ao ser constatada a contaminação, o Mapa notificou os países de origem dos produtos e eles foram devolvidos

MAIS ACESSADAS