plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VAI VIAJAR AOS EUA?

Embaixada registra recorde em vistos e alerta para fraudes

O número de vistos emitidos para brasileiros em 2023 superou a marca de 1,1 milhão, mas a quantidade de fraudes detectadas em documentos alertou a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Imagem ilustrativa da notícia Embaixada registra recorde em vistos e alerta para fraudes camera Emissão de vistos para brasileiros que viajam aos EUA foi recorde em 2023, mas a Embaixada norte-americana no Brasil alerta para informações incorretas e fraudulentas no processo de solicitação do pedido | Reprodução

Após anos de recessão econômica e de pandemia da Covid-19, os brasileiros puderam voltar a conhecer novos lugares dentro do país e no exterior, sendo os Estados Unidos um dos principais locais escolhidos por turistas para viagens internacionais em 2023.

É o que aponta a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. No acumulado do ano passado, foram emitidos 1,125 milhão de vistos a brasileiros nos cinco postos de atendimento ao público no país, localizados nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

CONTEÚDO RELACIONADO:

O número superou as expectativas e é considerado um recorde. Mas a representação norte-americana também detectou um aumento na quantidade de fraudes em pedidos de visto de brasileiros, o que acendeu um alerta junto às autoridades.

Daniele Faieta, representante consular da Embaixada dos EUA no Brasil, comentou sobre este fato em entrevista exclusiva ao DOL. Ele afirma que a representação norte-americana costuma aprovar o pedido de visto de mais de 80% das pessoas que solicitam, mas os quase 20% reprovados são por inconsistências nos dados pessoais e nas documentações solicitadas.

“Nesse pedidos que não são aprovados, a maioria deles é porque o solicitante não demonstrou vínculos com o Brasil. Temos também alguns casos em que as informações não são corretas. Muitos solicitantes recorrem ao serviço de despachantes por acharem que preencher o formulário do visto é difícil e é mais fácil e seguro contratar um despachante, mas, por vezes, as informações declaradas não conferem”, explicou Faieta.

Ele ainda ressaltou que as pessoas que desejam pedir o visto norte-americano precisam estar atentas às consequências de informar dados incorretos ou fraudar as informações. “É importante lembrar que o solicitante é responsável por todas as informações do formulário. Às vezes, as informações não estão corretas ou, em casos extremos, podem ser até falsas. Nestes casos, podem haver consequências com a lei brasileira”, declarou, alertando que a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil acionam a Polícia Civil quando detectam algum indício de fraudes nas solicitações de visto.

COMO PEDIR O VISTO?

O pedido de visto para viajar aos EUA requer atenção aos documentos solicitados, sendo os principais o passaporte brasileiro válido, o formulário da solicitação (conhecido como DS-160) e uma foto. Existem outros critérios e taxas a serem pagas no ato da solicitação do visto a depender do propósito da viagem, por esta razão é importante conferir todos os detalhes no site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil: https://br.usembassy.gov/pt/.

Após a pandemia de Covid-19, o tempo médio de espera para processamento da solicitação de visto caiu de um número de mais de 500 dias, de acordo com dados do Departamento de Estado dos EUA, para apenas 20 dias. Segundo a Embaixada, isso se deve ao aumento do número de funcionários consulares em todo o país, o que proporcionou a abertura de milhares de novos agendamentos.

Daniele Faieta, representante consular da Embaixada dos EUA no Brasil, alerta para fraudes após Embaixada registrar recorde em vistos. Veja a entrevista que ele deu com exclusividade ao DOL.
📷 Daniele Faieta, representante consular da Embaixada dos EUA no Brasil, alerta para fraudes após Embaixada registrar recorde em vistos. Veja a entrevista que ele deu com exclusividade ao DOL. |Divulgação

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A representação norte-americana também ressaltou que houve a definição de prioridades de vistos a estudantes que retornaram aos estudos e a simplificação do processo de renovação de vistos dos viajantes brasileiros.

Para o ano de 2024, o representante consular da Embaixada dos EUA no Brasil espera que um novo recorde de emissão de vistos seja registrado. “Para nós é maravilhoso ver todos esses solicitantes que chegam de todo o Brasil para visitar o nosso país. Acho que isso é muito encorajador, então acredito que em 2024 haverá uma demanda ainda maior de vistos a brasileiros. Uma dica importante é estar sempre monitorando o site de agendamento, porque às vezes o solicitante não consegue encontrar a data desejada hoje, mas pode ser que amanhã encontre”, pontuou Daniele Faieta.

VEJA O VÍDEO DA ENTREVISTA COM DANIELE FAIETA:

DADOS DE EMISSÃO DE VISTOS EM 2023

Em 2023, a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil emitiram um recorde de 1,125 milhão de vistos, divididos da seguinte forma:

  • Consulado-Geral em São Paulo (SP) aprovou 517 mil;
  • Consulado-Geral no Rio de Janeiro (RJ) aprovou 230 mil;
  • Embaixada em Brasília (DF) aprovou 173 mil;
  • Consulado-Geral em Porto Alegre (RS) aprovou 118 mil;
  • Consulado-Geral em Recife (PE) aprovou 87 mil.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias