O trabalhador que deseja se aposentar precisa ficar atento às novas regras previstas na reforma da Previdência que afetam principalmente o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição.
Essas mudanças servem para quem começou a trabalhar antes de 2019, e tem como objetivo amenizar os efeitos das mudanças para quem já era filiado ao regime de Previdência Social, como o sistema de pontos.
Conteúdos relacionados:
- Saiba como pedir a revisão do benefício do INSS em 2024
- Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem hoje
- Quem recebe o PIS/Pasep? Veja o calendário completo de 2024
Para quem começou a trabalhar depois de 2019, quando a reforma da Previdência foi promulgada, valem as regras atuais. Mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição mais 62 anos de idade mínima, e homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima para se aposentar.
A regra ainda estabelece um sistema de pontuação - cada ano serão necessários mais pontos para se aposentar. Os pontos são a soma da idade e tempo de contribuição do trabalhador, e a exigência vai subir um ponto por ano, até chegar ao limite de 100 (para mulheres), em 2033, e 105 (para os homens), em 2029. A regra de pontos começou com uma tabela que, em 2019, o homem precisava somar 96 pontos (tendo, no mínimo, 35 anos de contribuição) e a mulher 86 (tendo, no mínimo, 30 anos de contribuição).
Quantos pontos precisa para se aposentar em 2024
Em 2024, homens precisam ter 101 pontos e as mulheres, 91 pontos. Por exemplo: homem com 37 anos de contribuição e 64 anos de idade, ou mulheres com 60 anos de idade e 31 anos de contribuição ao INSS.
Tempo de contribuição também deve ser observado. Desses pontos, o homem precisa ter, no mínimo, 35 anos de contribuição, e a mulher, 30, para conseguir se aposentar. O restante é a soma com a idade.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Outra regra que muda em 2024 é a da idade mínima para pedir a aposentadoria. A cada ano sobe seis meses. Esse ano, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. Já os homens, sobe para 63 anos e 6 meses. A idade limite é 62 anos para as mulheres, que será atingida em 2031, os 65 anos para os homens, atingida em 2027.
Teto da aposentadoria é de R$ 7.507,49
Pelas regras de transição, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% do valor do benefício integral por 15 anos de contribuição, para mulheres, e de 20, para os homens, com o acréscimo do percentual de 2% a cada ano a mais.
O teto do INSS para 2024 ainda não está definido, já que os benefícios devem ser reajustados somente no início do ano, com a divulgação do valor do salário-mínimo. Quem recebe o benefício correspondente ao piso salarial nacional, terá o aumento acima da inflação, conforme a política de valorização do mínimo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar