Nesta quinta-feira (25), os estudantes que pretendem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tem até as 23:59 para realizar a inscrição e conferir sua classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A partir da última terça-feira (23), o Ministério da Educação começou a oferecer a consulta da nota de corte parcial por escolha de curso. É crucial destacar que todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação, exceto os treineiros, são elegíveis para se inscrever no Sisu.
Os candidatos têm a opção de competir por vagas em até dois cursos, sendo automaticamente posicionados com base na média da nota do Enem, de acordo com as vagas disponíveis nas universidades e institutos federais.
Conteúdos relacionados:
Durante este período, os candidatos têm a liberdade de alterar suas escolhas de curso, o que influencia diretamente na nota de corte, que é a pontuação do último candidato classificado entre o total de vagas oferecidas para cada opção de curso. Esta nota também se altera conforme novas inscrições são feitas
A classificação segue as diretrizes de reserva de vagas, conforme estabelecido pela Lei de Cotas, juntamente com as políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, beneficiando candidatos elegíveis que não se enquadram nas vagas de ampla concorrência.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Neste ano, 2.208.932 estudantes estão habilitados para participar do Sisu, que disponibiliza 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
A divulgação do resultado final do Sisu está programada para o dia 30 de janeiro e será aplicável às vagas em cursos com início previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024. Nesta mesma data, terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, destinado aos candidatos não classificados, que se estenderá até o dia 7 de fevereiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar