plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURTA COM CUIDADO!

Crianças no carnaval: veja cuidados para a folia em família

Para curtir o carnaval com toda a segurança, é preciso ter alguns cuidados, e se você pretende levar o seu pequenino para os dias de folia, veja algumas orientações

Imagem ilustrativa da notícia Crianças no carnaval: veja cuidados para a folia em família camera Antônio Cruz/ Agência Brasil

Carnaval é tempo de brincadeira. Nada mais natural que as crianças queiram participar. E cair na folia é saudável para elas, como apontam especialistas, pois gera contato com lúdico e a alegria e promove socialização.

Thayse Brandi comprova a teoria na prática. Ela ama blocos e sempre leva os dois filhos, inclusive o mais novo, com apenas um aninho, para curtir a festa.

“A criança ela aprende muito pelo que ela vivencia, não só por o que é dito para ela. Então assim, se ela vê a gente vivenciando esse momento com muita alegria, com muita descontração, com muita harmonia, eu acho que é importante para a criança ver isso”.

Conteúdos relacionados:

Ana Rosa, representante da Ong Aliança para a Infância, aprova a folia infantil. E aponta que participar do carnaval estimula o brincar.

“O brincar, principalmente o brincar de faz de conta, onde a criança faz associações, reconfigurações do mundo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da criança, não só o desenvolvimento da imaginação, mas também o seu desenvolvimento global”.

No entanto, para curtir o carnaval com toda a segurança, é preciso ter alguns cuidados, e se você pretende levar o seu pequenino para os dias de folia, segue algumas orientações:

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Veja abaixo algumas dicas de como curtir a folia em segurança com os pequenos:

Lembre-se da hidratação e da alimentação adequada

Assim como os adultos não podem descuidar da sua hidratação, é preciso oferecer sempre água para as crianças ao longo da festa. Como explica Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“É uma época de calor, é uma época de verão. Então alimentação leve, à base de suco natural de frutas, água de coco. Hidratar comendo frutas, legumes, verduras, evitar os lácteos”.

Som alto pode agredir os ouvidos

Pediatras recomendam ficar a uma distância mínima de 15 metros das caixas de som para não prejudicar a audição das crianças ou, quando possível, usar protetores auriculares.

Cuidado com o sol

Insolações também são problemas comuns neste período. É preciso passar protetor solar a cada duas horas e repelente em seguida.

Roupas Confortáveis

Escolha roupas confortáveis e frescas para as crianças, evitando excessos de adereços que possam incomodá-las ou prejudicar sua mobilidade.

Lugar de criança é em blocos infantis

A psicóloga Roseli Goffman aconselha que os pais levem as crianças a blocos adequados para sua idade.

Identifique seus pequenos

É importante a identificação das crianças e adolescentes que transitarem pelos circuitos da folia. É recomendado anotar na pulseira ou no crachá o nome da criança e do responsável e o telefone do responsável.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias