Carnaval é tempo de brincadeira. Nada mais natural que as crianças queiram participar. E cair na folia é saudável para elas, como apontam especialistas, pois gera contato com lúdico e a alegria e promove socialização.
Thayse Brandi comprova a teoria na prática. Ela ama blocos e sempre leva os dois filhos, inclusive o mais novo, com apenas um aninho, para curtir a festa.
“A criança ela aprende muito pelo que ela vivencia, não só por o que é dito para ela. Então assim, se ela vê a gente vivenciando esse momento com muita alegria, com muita descontração, com muita harmonia, eu acho que é importante para a criança ver isso”.
Conteúdos relacionados:
- Folião tenta roubar beijo de PM em Carnaval e acaba preso
- Roubo: veja como proteger cartão e celular no Carnaval
Ana Rosa, representante da Ong Aliança para a Infância, aprova a folia infantil. E aponta que participar do carnaval estimula o brincar.
“O brincar, principalmente o brincar de faz de conta, onde a criança faz associações, reconfigurações do mundo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da criança, não só o desenvolvimento da imaginação, mas também o seu desenvolvimento global”.
No entanto, para curtir o carnaval com toda a segurança, é preciso ter alguns cuidados, e se você pretende levar o seu pequenino para os dias de folia, segue algumas orientações:
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Veja abaixo algumas dicas de como curtir a folia em segurança com os pequenos:
Lembre-se da hidratação e da alimentação adequada
Assim como os adultos não podem descuidar da sua hidratação, é preciso oferecer sempre água para as crianças ao longo da festa. Como explica Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.
“É uma época de calor, é uma época de verão. Então alimentação leve, à base de suco natural de frutas, água de coco. Hidratar comendo frutas, legumes, verduras, evitar os lácteos”.
Som alto pode agredir os ouvidos
Pediatras recomendam ficar a uma distância mínima de 15 metros das caixas de som para não prejudicar a audição das crianças ou, quando possível, usar protetores auriculares.
Cuidado com o sol
Insolações também são problemas comuns neste período. É preciso passar protetor solar a cada duas horas e repelente em seguida.
Roupas Confortáveis
Escolha roupas confortáveis e frescas para as crianças, evitando excessos de adereços que possam incomodá-las ou prejudicar sua mobilidade.
Lugar de criança é em blocos infantis
A psicóloga Roseli Goffman aconselha que os pais levem as crianças a blocos adequados para sua idade.
Identifique seus pequenos
É importante a identificação das crianças e adolescentes que transitarem pelos circuitos da folia. É recomendado anotar na pulseira ou no crachá o nome da criança e do responsável e o telefone do responsável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar