Na tradição católica, a quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, um período de quarenta dias de penitência e preparação para a Páscoa. Durante a Quaresma, os católicos são incentivados a praticar a penitência, o jejum e a abstinência como formas de se aproximarem espiritualmente de Deus e refletirem sobre o sacrifício de Jesus Cristo.
A abstinência de carne na quarta-feira de cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma é uma prática comum. A escolha de peixe em vez de carne na dieta durante esses dias é simbólica e remonta à tradição da Igreja Católica. O peixe é considerado uma comida simples e humilde, e sua escolha em vez de carne vermelha é vista como um ato de penitência e sacrifício.
Conteúdos relacionados:
Essa prática é baseada na ideia de que ao renunciar a algo que normalmente desfrutamos, como carne, estamos nos privando de um prazer terreno em favor de uma conexão mais profunda com nossa fé e com a lembrança do sacrifício de Cristo. O ato de abster-se de carne durante a Quaresma é uma forma de se lembrar do sofrimento e do sacrifício de Jesus Cristo, além de ser uma oportunidade de reflexão espiritual e crescimento pessoal.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar