Os casos de dengue tiveram um crescimento no início deste ano, acendendo um alerta para inúmeros estados e para a população. O Ministério da Saúde, inclusive, reforçou a quantidade de vacinas contra a doença em todo o Brasil.
A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência em saúde pública neste sábado (17), devido à epidemia de dengue que atinge a capital de Minas Gerais. Em todo o Brasil, ao menos 94 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano. Outros 381 óbitos estão em investigação, segundo o Ministério da Saúde.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Casos em alta: veja dicas para afastar o mosquito da dengue
- Dengue: repelentes são reforço no combate ao Aedes
O decreto em Belo Horizonte, assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD), determina que equipes de fiscalização poderão entrar à força em imóveis públicos ou particulares que estiverem sem uso para vistoriar se há criadouros do mosquito Aedes aegypti. A medida também será autorizada em imóveis habitados caso o morador se recuse a abrir a porta para os agentes de combate a endemias.
"Seguindo um fluxo de atuação já estabelecido, a entrada forçada será realizada após três tentativas de vistoria em dias e horários distintos. Não sendo possível a visita, um relatório com a situação de risco para arboviroses será encaminhado aos órgãos responsáveis pela fiscalização para tomar as medidas cabíveis", diz nota da prefeitura.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A administração municipal também fica autorizada a adquirir bens e serviços sem licitação e contratar profissionais de saúde emergencialmente. O decreto é válido por seis meses e pode ser prorrogado.
A capital mineira já registrou 4.025 casos positivos de dengue desde o início do ano, além de 21.197 casos prováveis, segundo painel de monitoramento do governo estadual. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença, e outros cinco óbitos estão em investigação.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, Minas Gerais concentra 1 em cada 3 casos prováveis de dengue no Brasil. Desde o início do ano, foram 192.258 registros, contra 555.583 em todo o país. Em seguida vêm São Paulo (90.408), Distrito Federal (67.768), Paraná (58.660) e Rio de Janeiro (41.435).
O coeficiente de incidência (número de casos a cada 100 mil habitantes) de Minas (936,1) é o segundo maior entre as unidades da federação, atrás apenas do Distrito Federal (2.405,6). O governador Romeu Zema (Novo) declarou situação de emergência no final de janeiro.
Segundo critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde), a dengue é considerada epidemia quando o coeficiente de incidência é superior a 300.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar