plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TIJOLO ENTRE OS DENTES

Pesquisador brasileiro recria rosto de "vampira" italiana

O especialista forense, Cícero Moraes usou técnicas 3D para revelar a aparência da mulher que foi sepultada no século XVI com um tijolo entre os dentes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pesquisador brasileiro recria rosto de "vampira" italiana camera A vampira foi enterrada com um tijolo entre os dentes | Foto: reprodução

Durante um trabalho de escavações arqueológicas na ilha de Lazzaretto Nuovo, na Itália, pesquisadores encontraram uma vala usada no século XVI para sepultar vítimas da epidemia e de peste. Entre os esqueletos achados no local, estava o de uma mulher enterrada com um tijolo entre os dentes, pois acreditava-se que ela era uma vampira. Agora, um pesquisador brasileiro, Cícero Moraes, conseguiu reconstruir o rosto dela usando técnicas 3D.

Reconstrução facial artística da "vampira" italiana encontrada em valas funerárias das vítimas da peste.
📷 Reconstrução facial artística da "vampira" italiana encontrada em valas funerárias das vítimas da peste. |Foto: Cícero Moraes/OrtogOnLineMag

No século XVI, culpar vampiros pela disseminação de doenças era uma superstição comum em algumas partes da Europa. A crença foi difundida pelos coveiros da época, que ao reabrir valas para enterrar novos corpos, se assustavam com o estado de decomposição das vítimas da peste. Vendo fluidos corporais nas bocas dos cadáveres, eles acreditavam que os mortos se alimentavam de outros corpos.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Analisando o cadáver encontrado na Itália, os cientistas concluíram que o tijolo foi colocado intencionalmente na boca da mulher pelos coveiros, pois ela estaria "comendo" os corpos dos outros cadáveres. Isso foi feito com o objetivo de impedi-la de espalhar a peste mordendo outras vítimas.

Reconstrução facial de Carmilla com um tijolo na boca, como foi visto no túmulo.
📷 Reconstrução facial de Carmilla com um tijolo na boca, como foi visto no túmulo. |Foto: reprodução

Para reconstruir o rosto da vampira, o designer 3D e especialista forense primeiro delineou a vista frontal e lateral do crânio, bem como as arcadas dentárias. A tomografia computadorizada do rosto de um indivíduo moderno também foi usada como referência para se adequar aos contornos do crânio antigo. Além disso, o pesquisador criou uma réplica do tijolo colocado na boca da "vampira".

O trabalho foi publicado em artigo na revista OrtogOnLineMag .

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias