plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
FERIADO OU NÃO!?

Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados?

Muitos trabalhadores têm dúvida se a quinta e a sexta-feira também são considerados feriados.

Imagem ilustrativa da notícia Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados? camera ( Reprodução )

A Semana Santa é uma semana especial no calendário cristão que marca os eventos que levaram à crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Ela começa no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, os cristãos ao redor do mundo participam de uma série de celebrações religiosas que recontam os eventos da Paixão de Cristo, incluindo a Última Ceia, a crucificação e a ressurreição.

À medida que a Semana Santa se aproxima, os brasileiros começam a indagar se a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão são considerados feriados nacionais. Essa condição se aplica apenas à Sexta-feira da Paixão, visto que a Quinta-feira Santa é considerada ponto facultativo em alguns municípios. No caso do ponto facultativo, a decisão de conceder folga ou não aos trabalhadores fica a critério dos empregadores.

Por outro lado, no caso do feriado, as empresas são legalmente obrigadas a dispensar seus trabalhadores. Em determinados estabelecimentos, como restaurantes e comércios que permanecem abertos no feriado, os trabalhadores devem receber remuneração adicional. Ou seja, se a empresa não liberar os funcionários na quinta-feira e o colaborador faltar ao expediente de trabalho, ele estará sujeito a penalidades.

Conteúdos relacionados:

Belém terá ponto facultativo em serviços no feriadãoSemana Santa celebra principais eventos do CristianismoDomingo de Ramos abre Semana Santa em Belém

Em contrapartida, para os trabalhadores escalados para trabalhar na Sexta-feira da Paixão, a empresa deverá pagar o dobro do valor pelas horas trabalhadas. O mesmo princípio se aplica aos valores pagos por hora extra. Vale ressaltar que neste ano, a Sexta-feira Santa ocorreu em 29 de março.

A Sexta-Feira da Paixão é um dos feriados nacionais estabelecidos no calendário anual do Brasil. Por ser considerada uma das datas mais sagradas no calendário cristão, esta sexta-feira é marcada pela reconstituição da Via Crucis, representando o caminho que Jesus percorreu até ser crucificado. Como forma de homenagem, este é o único dia em que a Igreja Católica não celebra missas em todo o mundo.

No entanto, as igrejas realizam celebrações solenes, com o objetivo de relembrar os momentos da paixão e morte de Cristo. Em 2024, a data foi comemorada em 29 de março. Por ser um feriado relacionado ao ciclo solar, as celebrações cristãs não possuem datas fixas. Assim, as datas são determinadas de acordo com o equinócio, momento em que o sol incide sobre a linha do Equador.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

FERIADOS

Após a celebração da Sexta-feira da Paixão, os brasileiros terão ainda os seguintes feriados em 2024:

7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo;

21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;

1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;

7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;

12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;

2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados;

15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;

25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias