plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
RELATÓRIO

Documentos emitidos no Norte são os mais fraudados

O relatório aponta o documento de identidade (RG) como o alvo principal dos golpes, sendo que em 60% das fraudes as principais manipulações foram foto, perfuração e tipografia

Imagem ilustrativa da notícia Documentos emitidos no Norte são os mais fraudados camera O RG é o documento mais fraudado da lista | Reprodução

Os documentos emitidos na região Norte foram os mais fraudados do país em 2023, atingindo um índice de 2,4%. É o que revela estudo realizado pela idwall, empresa de tecnologia, especializada em gestão de identidade digital e soluções antifraudes.

No ano passado, os documentos confeccionados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins foram os menos recebidos pelos sistemas de segurança em cadastros e transações digitais. Mesmo assim, a região Norte liderou o ranking de fraudes, com taxa 50% maior que o Sudeste - por sua vez, líder em volume.

O Nordeste ocupa a segunda posição na listagem de documentos na mira dos golpistas, com 1,8%; seguido pelo Sudeste (1,6%), Centro-Oeste (1,4%) e Sul (0,6%). Vale ressaltar que os golpes não necessariamente ocorreram na região de origem da documentação.

Conteúdo relacionado:

O maior volume de documentos recebidos são provenientes da região Sudeste, representando 57,7%. Na sequência, estão Nordeste (15,1%), Sul (10,5%), Centro-Oeste (5,8%) e Norte (3,6%).

O relatório aponta o documento de identidade (RG) como o alvo principal dos golpes, sendo que em 60% das fraudes as principais manipulações foram foto, perfuração e tipografia. Por se tratar de um registro estadual, com variações temporais, atualmente, estima-se que existam mais de 350 modelos de carteiras de identidade em circulação.

De acordo com o relatório, a taxa nacional de fraudes identificadas no ano passado atingiu 1,3%. Para comparação, em uma análise global de mercado, as taxas de fraudes em verificação biométrica em selfies e vídeos foram de 1,15% e 0,20%, respectivamente. Ou seja, falsificar documentos tem sido a forma preferida dos fraudadores tentarem se passar por outras pessoas.

Quer saber mais notícia do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

Ainda de acordo com o report, o segmento financeiro foi o mais visado pelos golpistas em 2023, concentrando 1,85% das fraudes ao longo do ano. A diferença é de 0.7 p. p. para o segundo colocado, o mercado de Transportes (mobilidade e delivery). Na sequência dos tipos de negócios mais acometidos estão Fantasy (1,03%), Saúde (0,78%) e Varejo (0,36%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias