plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PÁGINA INFELIZ DA NOSSA HISTÓRIA

Veja dez "heranças malditas" da ditadura militar no Brasil

Neste domingo (31), o Brasil relembra página infeliz da nossa história com os 60 anos do Golpe de 1964 e suas consequências para a sociedade brasileira. Saiba mais sobre os principais aspectos desse período e seu legado atual.

Imagem ilustrativa da notícia Veja dez "heranças malditas" da ditadura militar no Brasil camera A ditadura no Brasil durou 21 anos e foi importante para redemocratização do país. | (Reprodução)

Conhecer a história de um lugar é importante para que não haja repetições de períodos difíceis. Um dos momentos mais complicados e tristes na história do Brasil será relembrada com uma data importante em 2024.

Neste domingo (31), o Brasil relembra os 60 anos do Golpe de 1964, evento que desencadeou um período de 21 anos sob uma ditadura militar cujas repercussões ainda são sentidas na sociedade brasileira contemporânea.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O UOL reuniu em dez pontos os principais aspectos que caracterizaram esse regime autoritário, marcado não apenas pela perseguição, tortura e morte de opositores, mas também por profundas desigualdades sociais e econômicas, além de questões como corrupção, hiperinflação e ação de milícias.

Corrupção e Empreiteiras:

Durante a ditadura, grandes obras foram realizadas sem transparência, fiscalização ou controle, favorecendo interesses econômicos de grupos específicos. Obras faraônicas como Itaipu, Transamazônica e Ferrovia do Aço foram conduzidas sem prestação de contas adequada, resultando em desvios muito grandes de recursos públicos.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Dívida Externa e Hiperinflação:

O país testemunhou um crescimento econômico impulsionado pelo endividamento desenfreado, levando a uma dívida externa alarmante e a taxas de inflação estratosféricas, que atingiram seu pico em 1985. Essa situação só foi controlada em 1994, com o plano real.

Aumento da Desigualdade:

O período conhecido como "milagre econômico brasileiro" beneficiou apenas uma parcela da população, aprofundando a concentração de renda e marginalizando os mais pobres.

Criação de Facções e Milícias:

A ditadura não apenas reprimiu opositores políticos, mas também semeou as bases para a criação de organizações criminosas como o Comando Vermelho, além de estimular o surgimento de milícias no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil, que existem até nos dias atuais.

Tortura e Perseguição:

Tortura, assassinatos e perseguições foram práticas comuns do regime, que suprimiu qualquer manifestação pública contra o governo, inclusive dentro de instituições religiosas.

Censura e Ataques à Imprensa:

Para controlar a informação, os militares implementaram um rígido sistema de censura, restringindo a liberdade de expressão e punindo jornalistas e artistas que desafiassem o status quo.

Saúde Restrita e Educação Deficiente:

O acesso à saúde e à educação durante a ditadura era precário e restrito, deixando grande parte da população desassistida. Programas educacionais como o Mobral foram mal sucedidos, contribuindo para altos índices de analfabetismo.

Migração e Pobreza no Nordeste:

A ditadura exacerbou a migração do Nordeste para o Sudeste, agravando a pobreza na região e gerando um êxodo rural em busca de melhores condições de vida nas cidades.

Desmatamento da Amazônia:

O regime militar promoveu um amplo processo de devastação na Amazônia, expulsando comunidades tradicionais e acelerando o desmatamento, com consequências ambientais globais.

Legado Atual:

As marcas deixadas pela ditadura militar ainda ecoam na sociedade brasileira contemporânea, reforçando a importância da memória histórica e da preservação dos direitos democráticos.

À medida que o país relembra os 60 anos do Golpe de 1964, é fundamental refletir sobre os impactos desse período sombrio em nossa história e buscar garantir que tais atrocidades nunca mais se repitam.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias