O Auricularia auricula-judae ou "orelha-de-Judas" é um cogumelo de cor castanha e cartilaginoso. O nome vem da história que Judas, discípulo de Jesus, teria se enforcado depois de se arrepender de ter traído Cristo. Mas também é conhecido como orelha-de-pau, embora este último se refira a outro gênero, dos Pycnoporus.
A razão do nome está no formato do fungo, que lembra uma orelha humana. A espécie se alimenta de madeira, podendo ocorrer tanto em troncos vivos quanto mortos.
Ele também precisa de bastante umidade para o seu desenvolvimento, portanto é comum encontrá-lo em períodos de chuva ou próximo a rios, lagos e lagoas de água doce.
Conteúdos relacionados:
- Jesus foi uma alucinação causada por cogumelos, diz teoria
- Tatuagem de Jesus é achada em corpo de 1.300 anos no Sudão
- Anel de 500 anos com rosto de Jesus é achado na Suécia
O cogumelo orelha de judas é comestível e bem popular na culinária chinesa. Além disso, a Auricularia auricula-judae possui há séculos um amplo componente medicinal no Ocidente e no Oriente e até hoje é alvo de pesquisas para o tratamento de problemas respiratórios, circulatórios e dermatológicos.
O cogumelo "orelha-de-Judas" existe no Brasil?
Exemplares de Orelha de Judas já foram encontradas no Brasil. Aliás, ele é uma das espécies que é encontrada pelo mundo afora e nas regiões de clima temperado, já que sua temperatura de frutificação fica entre 18°C e 30°C.
Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp
Como consumir o orelha de judas?
O orelha-de-judas não pode ser consumido cru e leva um temo para cozinhar, podendo ser adicionado em sopas e caldos. Outra possibilidade é fatiar, refogar por bastante tempo na frigideira e colocar na salada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar