O Brasil é um país com dimensões continentais. Além de possuir quatro fusos horários diferentes, também apresenta climas diversos de norte a sul, com biomas únicos e características naturais singulares.
Nos próximos dias, um fenômeno natural conhecido como anticiclone vai provocar uma forte onda de calor em algumas regiões brasileiras e deve impactar diretamente no clima de diversos estados do país.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Belém será a segunda cidade mais quente do mundo em 2050
- 2023 é confirmado como o ano mais quente da história
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para uma grande região que engloba partes dos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (23) devido à atuação do anticlone, que deve provocar tempo estável e clima seco, com altas temperaturas.
Quantos as temperaturas, as médias devem ficar acima dos 30ºC em muitas cidades, com possibilidade da sensação térmica chegar facilmente aos 40ºC na maior parte destas. Deste modo, é necessário redobrar os cuidados com a hidratação e exposição ao sol e ao calor, pois a umidade relativa do ar deve cair. Segundo especialistas, o uso de protetores solares e consumo regular de água são essenciais neste período.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O anticiclone é uma área de alta pressão que faz os ventos divergirem em direção oposta à rotação terrestre, criando condições de tempo estável e seco, proporcionando céu limpo com pouca possibilidade de chuva, mas capaz de provocar a formação de nevoeiros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar