O Ministério da Saúde anunciou na noite da última terça-feira (30) que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade em uma rede social.
Segundo a titular da pasta, a decisão vem em conformidade com o aumento dos casos de influenza, divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mostraram uma alta de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade.
Quer mias notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Agora caberá a estados e municípios, definir um calendário de imunização para os públicos alvos da imunização. A única ressalva é a região Norte, que já havia ampliado o público da campanha desde novembro do ano passado.
A pasta recomenda ainda que seja mantida a prioridade para os grupos vulneráveis, tais como: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.
A meta do governo é vacinar 90% desse público, já que a segundo a pasta, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe desde o início da campanha, iniciada em 25 de março.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar