plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PAIXÃO PELO DEBATE

Economista e ex-deputada Conceição Tavares morre aos 94 anos

Políticos e outras personalidades brasileiras lamentaram o falecimento da economista

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Economista e ex-deputada Conceição Tavares morre aos 94 anos camera Professora deixa legado histórico à política e economia nacionais | (Fernando Frazão/ Agência Brasil)

Uma das maiores referências da economia e política brasileiras, Maria da Conceição Tavares, de 94 anos, faleceu neste sábado (8), no Rio de Janeiro.

Nascida em 1930 na cidade de Aveiro, em Portugal, Conceição Tavares se mudou para o Brasil em 1954, onde atuou como analista do BNDES até 1960, quando assumiu vaga na Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL-ONU).

Ela também foi professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp).

Na política, Conceição Tavares foi membro da Executiva Nacional do antigo PMDB, entre 1980 e 1988, e deputada federal pelo PT entre 1995 e 1999.

Conteúdo relacionado

Grande defensora de um modelo de Estado de bem-estar social, Maria da Conceição Tavares foi uma das grandes inspirações para políticas econômicas defendidas pela esquerda brasileira.

Em 2014, ao falar sobre o crescimento lento do país, disse que "ninguém come PIB, come alimentos", ao afirmar que, mesmo com o baixo crescimento, o país não teve pioras nas taxas de emprego ou de distribuição de renda na época. Com seu falecimento, a entrevista voltou a viralizar.

O presidente Lula (PT) lamentou o falecimento da economista e amiga. "Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil."

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES e amigo pessoal de Conceição Tavares, lamentou, em nota, o falecimento da economista, a quem chamou de "a mais brasileira de todas as portuguesas". Tavares foi homenageada pelo BNDES em março, durante evento do Dia Internacional da Mulher.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Veja pronunciamentos:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias