Entre as primeiras vacinas indicadas para recém-nascidos está a BCG , que previne contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, nos seis primeiros meses de 2024, a cobertura vacinal desse imunizante atingiu 75,3% em todo o país.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Brasil: nova campanha de vacinação contra covid-19 é lançada
- Justiça obriga pais a vacinarem filhas e impõe multa
O número já se aproxima do índice preliminar de todo o ano de 2023, quando 79,1% das crianças menores de um ano foram vacinadas.
A tuberculose é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis , mais conhecida como bacilo de Koch. Além de atingir os pulmões, os ossos, rins e meninges também são afetados. Os principais sintomas são tosse – que pode conter sangue, falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese ao final do dia.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O Ministério da Saúde recomenda que a dose seja aplicada o mais precocemente possível logo após o nascimento em bebês com mais de dois quilos. Caso não seja possível administrar ainda na maternidade, a vacinação deve ocorrer na primeira ida à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Depois da aplicação, a reação começa com uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e, por fim, a famosa cicatriz no braço direito, que a maioria das pessoas desenvolve.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar