Uma roda de samba realizada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, compartilhou um vídeo de um homem e uma mulher, ambos brancos, imitando macacos em um evento da última sexta-feira (19).
Em nota no Instagram, a produção do PedeTeresa disse que comportamentos como esse não são tolerados e que irá registrar uma denúncia, na segunda-feira, contra a dupla envolvida no caso.
“Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba. Só não foram expulsos, pois não chegaram à ciência de nossa produção. O samba é lugar de gente preta, feito por gente preta. Pessoas brancas têm que pisar devagar e respeitar! Coloquem-se no lugar de vocês que é ‘nenhum’. Não fazemos questão deste tipo de presença em nosso samba, e, se virmos este comportamento inaceitável, serão expulsos”, diz trecho da nota.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Passageiro de moto tem o pescoço cortado por linha de pipa
- Militar é preso sob suspeita de perseguir garota de programa
- Rebelião em presídio de SP acaba após supressão por agentes
A gravação foi feita por uma assessora da vereadora Mônica Cunha, presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara do Rio.
Nas imagens, um homem e uma mulher, ambos brancos, imitam macacos em gestos e sons durante a apresentação da roda de samba.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
“O samba é um patrimônio cultural crucial da comunidade negra. Desrespeitar este espaço é desrespeitar a história, a luta e a identidade do povo negro”, escreveu no Instagram a vereadora Mônica Cunha.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar