A complexa geopolítica da América do Sul passa por um momento de grande instabilidade. Após eleições supostamente fraudadas no país comandado por Nicolás Maduro, uma série de protestos pede liberdade no país que faz fronteira com o Brasil.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou à CNN que a situação na fronteira entre Brasil e Venezuela está sob controle, sem necessidade de reforços militares.
Devido à instabilidade política na Venezuela, o governo brasileiro está atento ao possível aumento do fluxo migratório em Pacaraima, Roraima. A Polícia Federal, entretanto, verificou que até o momento não houve um aumento na passagem de venezuelanos para o Brasil, não havendo necessidade de reforçar a operação.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
O ministro destacou que, em dezembro, as fronteiras já tinham sido reforçadas após ameaças de invasão à região de Essequibo, na Guiana, por parte de Maduro.
"A situação está controlada", disse Múcio. "Desde o episódio de Essequibo, as fronteiras estão reforçadas", acrescentou.
O governo brasileiro considera que a instabilidade política na Venezuela deve conter as intenções expansionistas de Maduro e prevenir uma possível ofensiva contra a Guiana.
Militares e diplomatas ouvidos pela CNN acreditam que Maduro deve focar nos próximos meses em lidar com a crise interna, agravada por uma eleição contestada pela oposição e por outros países.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar