plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Brasil gerou 1,5 milhão de MEIs em 1 ano, diz IBGE

Descubra o aumento dos microempreendedores individuais no Brasil em 2022, com dados do IBGE sobre emprego e inclusão em programas sociais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasil gerou 1,5 milhão de MEIs em 1 ano, diz IBGE camera As microempresas tiveram um crescimento notável no Brasil. | (Reprodução)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21), um estudo que detalha o cenário das microempresas no Brasil, com dados coletados em 2022. De acordo com o levantamento, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país alcançou a marca de 14,6 milhões, representando um aumento de 11,4% em comparação com 2021, quando o total era de 13,1 milhões.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Entre os microempreendedores, o número daqueles que empregam ao menos um funcionário também apresentou crescimento, passando de 104,1 mil em 2021 para 133,8 mil em 2022. Contudo, essa parcela ainda representa menos de 1% do total de MEIs no país. O estudo também destacou que 69,4% dos microempreendedores estavam ativos há menos de cinco anos, sendo que 20% deles ingressaram no mercado em 2022.

O setor de serviços continua a ser o principal campo de atuação dos microempreendedores, com 51,5% do total. Dentro deste segmento, cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza lideram, representando 9% de todos os MEIs. Além disso, 88,7% de todo o mercado de microempreendedores no Brasil é composto por trabalhadores dessa categoria.

Entre as unidades da Federação, o Rio de Janeiro registrou a maior proporção de microempreendedores em relação ao número total de trabalhadores formais, com 24,5%, seguido pelo Espírito Santo, com 23,4%. Em contrapartida, os estados com menor participação de MEIs em 2022 foram Acre (13,0%), Maranhão (14,0%) e Amapá (14,0%).

Inclusão Social e Benefícios Governamentais

Uma novidade desta segunda edição da pesquisa é a inclusão de dados sobre os beneficiários de programas sociais do governo federal. Em 2022, 4,1 milhões de MEIs estavam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), representando 28,4% do total de microempreendedores no país. Dentre eles, aproximadamente 2,1 milhões eram beneficiários do programa Bolsa Família.

O gerente da pesquisa, Thiego Ferreira, destacou que "do estoque atual de MEIs, 2,6 milhões se filiaram em 2022, sendo que 81% tiveram algum vínculo no mercado formal de trabalho nos últimos 14 anos. E, em média, levaram de 2 a 3 anos entre se desligar do vínculo e abrir o seu próprio MEI".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias