Antes das grandes datas do comércio, como a Black Friday e o Natal, o varejo tem a oportunidade de estimular a sua base de clientes com outra importante data: o Dia do Cliente, celebrado neste domingo, 15 de setembro.
Lojas e empresas podem oferecer descontos especiais para os consumidores. Mas, além de aproveitar as promoções, é importante ficar atento para não cair em golpes.
Como aproveitar as promoções?
Monitore os sites oficiais ou redes sociais das lojas de interesse e compare preços. Algumas lojas podem oferecer programas de fidelidade e cashback que valem ser avaliadas pelo cliente.
Cuidado com golpes!
Durante a semana do cliente, é habitual que as empresas façam diversas promoções para a população, especialmente em sites on-lines, mas a atenção deve ser redobrada.
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Para evitar cair nesses golpes é necessário desconfiar de preços muito baixos em endereços de sites que parecem estranhos ou imitam URLs de lojas legítimas, checar a loja em sites de reputação, suspeitar da ausência de informações de contato para suporte ao cliente, questionar domínios registrados recentemente ou internacionais, por exemplo: “.com”, “.org”, “.info”, etc. A presença de erros ortográficos e de gramática, métodos de pagamento limitados ou inseguros, comentários falsos de clientes, prazos de entrega irrealistas, links patrocinados, conhecidos como anúncios pagos, também são meios de identificar se um site é falso ou não.
Antes de realizar uma compra on-line, é importante verificar também se o modo de realizar o pagamento é confiável. Geralmente, esses pagamentos são feitos através de plataformas, ou via PIX, nesse caso vale atentar-se ao nome e ao CNPJ do destinatário, já que normalmente quando a transação é por PIX em nome de pessoa física e não da loja ou empresa, é possível ser golpe.
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O que fazer se for vítima?
Ao perceber o golpe, a vítima deve entrar em contato com o banco do seu cartão de crédito, solicitando o bloqueio da transação e o reembolso do valor perdido, além de verificar o dispositivo com um software antivírus atualizado para detectar e remover qualquer malware que possa ter sido instalado. É fundamental também registrar o Boletim de Ocorrência, que pode ser realizado em qualquer Delegacia de Polícia ou mesmo de forma on-line, por meio do Boletim de Ocorrência Eletrônico.
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