O horário de verão, período em que alguns estados precisam adiantar 1 hora, pode voltar a ser adotado no Brasil, este ano. A possibilidade foi indicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nesta quinta-feira (19). Entretanto, o Governo Federal ainda está analisando a proposta antes de tomar uma decisão.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que uma definição deve ser apresentada nos próximos dez dias. Caso o horário de verão seja reimplementado, ele estará em vigor durante 2024, mas não necessariamente em toda a temporada.
Conteúdo Relacionado
- Governo avalia volta do horário de verão devido à seca grave
- Maioria dos brasileiros quer o horário de verão de volta
O ministro Silveira destacou que, apesar da recomendação do ONS, não há risco energético para 2024, devido ao planejamento atual. No entanto, enfatizou a importância de uma visão de longo prazo, focando nos anos de 2025 e 2026.
Alexandre Silveira mencionou o horário de verão como uma medida que pode contribuir para a sustentabilidade energética, dando como exemplo o Canadá o país que ainda adota essa prática.
Caso o Governo Federal acate a recomendação da NOS, o horário de verão volta depois de 5 anos, uma vez que o governo Bolsonaro excluiu a medida, em 2019. Na realidade, o programa foi instituído em 1931 e funcionou continuamente de 1985 até 2019.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar