plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REFUGIADOS

Avião da FAB decola do Líbano com repatriados

Avião da FAB decola do Líbano com 229 repatriados; previsão de chegada ao Brasil é neste domingo, com parada técnica em Lisboa.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Avião da FAB decola do Líbano com repatriados camera Aviões da FAB irão repatriar brasileiros no Líbano | Sargento Müller Marin e Sargento Figueira/ CECOMSAER e Fábio Maciel / DECE

A guerra no oriente médio tem deixado tempos tempos sombrios e turbulentos na história. Além do conflito entre Israel e o Hamas, a região foi abalada nas últimas semanas por conflitos entre Israel e Hezbollah no Líbano, o que tem feito com que mais pessoas se refugiem para fugir dos confrontos.

Neste sábado (05), por exemplo, o primeiro voo de repatriação de brasileiros da área de conflito no Líbano decolou por volta das

Previsão de chegada ao Brasil é neste domingo (6); aeronave fará parada técnica em Lisboa, antes de chegar ao território brasileiro 13h18 (horário de Brasília). A aeronave KC 30, da Força Aérea Brasileira (FAB), deixou o Aeroporto de Beirute com 229 pessoas, além da tripulação e três animais domésticos.

Antes de chegar ao Brasil, o avião fará parada técnica em Lisboa, Portugal e depois seguirá viagem. A previsão de chegada ao Brasil está prevista para o final da manhã deste domingo (06), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Todo cuidado tem sido mantido para garantir a integridade dos refugiados. Só para ter uma ideia, a tripulação do KC-30, conta com uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.

O voo se assemelha ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

E o Ministério da Agricultura e Pecuária manteve a flexibilização de regras para entrada de cães e gatos acompanhando cidadãos repatriados e refugiados.

Essas diretrizes facilitam o processo de ingresso desses animais no Brasil. Com isso, as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, passam a adotar protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio.

O procedimento permite que tutores ingressem com seus pets sem a apresentação imediata de documentos sanitários exigidos em condições normais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias