plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALERTA

Covid-19: veja os sintomas da nova variante achada no Brasil

O vírus da Covid-19 segue tendo mutações e preocupando pesquisadores. Fique atento aos sintomas da nova variante encontrada no Brasil.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: veja os sintomas da nova variante achada no Brasil camera Covid-19: fique atento aos sintomas da nova variante encontrada no Brasil. | Reprodução

Algumas variantes apresentam mutações que aumentam sua capacidade de se espalhar rapidamente, o que pode resultar em um aumento significativo de casos, como observado com a variante Ômicron e suas sublinhagens. Há sempre a preocupação de que novas variantes possam provocar formas mais severas da Covid-19, resultando em hospitalizações e mortes.

Uma variante do coronavírus (Sars-CoV-2), chamada XEC, que tem se disseminado globalmente, foi identificada no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A descoberta inicial foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em amostras de dois pacientes da capital do Rio de Janeiro, diagnosticados com Covid-19 em setembro.

Estudos indicam que a XEC, derivada da variante Ômicron, surgiu por recombinação genética entre cepas já circulantes. Esse processo ocorre quando uma pessoa é infectada simultaneamente por duas linhagens distintas do vírus.

Conteúdos relacionados:

Nessa situação, os genomas dos dois agentes infecciosos podem se combinar durante a replicação viral. O genoma da XEC, que possui trechos das linhagens KS.1.1 e KP.3.3, também apresenta mutações adicionais que podem favorecer sua disseminação, de acordo com a Fiocruz.

Os sintomas dessa variante permanecem semelhantes aos de uma gripe. Veja:

  • febre
  • dores pelo corpo
  • cansaço
  • tosse
  • dor de garganta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a XEC como uma variante em monitoramento em 24 de setembro, devido a mutações em seu genoma que podem influenciar o comportamento do vírus, além de sinais iniciais de "vantagem de crescimento" em relação a outras variantes em circulação, segundo a Fiocruz.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

O alerta para a XEC cresceu entre junho e julho de 2024, após o aumento de casos na Alemanha. A linhagem se espalhou rapidamente pela Europa, Américas, Ásia e Oceania, com infecções relatadas em pelo menos 35 países. Até 10 de outubro, mais de 2,4 mil sequências genéticas da XEC haviam sido registradas na plataforma Gisaid.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias