plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENEM 2024

Análise sobre as questões do Enem

O Enem 2024 trouxe questões sobre racismo, Rita Lee e enchentes no Sul, abordando temas atuais e relevantes para os estudantes.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Análise sobre as questões do Enem camera Os impactos da Covid-19 também foram abordados | Foto: Alexandre Campbell/IMPA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2024, teve 4,325 milhões de inscritos confirmados. E, o primeiro dia de aplicação da prova, ocorreu neste domingo (03), em todo o país, trazendo questões sobre racismo, o papel da mulher na sociedade e outros temas atuais.

Outro assunto que apareceu nas questões, segundo ouvintes entrevistados pelo UOL, foram sobre as enchentes do Rio Grande do Sul, que apareceram em questão sobre doação. De acordo com Joyce de Sousa, especialista em avaliações do SAS Educação, o texto apresentava uma campanha publicitária que associava doação à ideia de desapego. A pergunta trazia como referência a imagem da Defesa Civil do estado, que enfrentou fortes inundações em abril deste ano. Mais de 160 pessoas morreram, milhares ficaram desabrigadas e cidades ficaram debaixo d'água.

Artistas da música brasileira também foram citados no texto, como Rita Lee e Racionais MC's. Na questão sobre a cantora, o Enem apresentou um texto em que ela falava de cartas que recebia de seus fãs. "Era uma questão que perguntava como a Rita Lee se aproximava do público jovem através desse texto", disse Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações da SAS Educação.

Professores consultados pela reportagem, comentaram que a pauta racial apareceu em diferentes partes da prova. Em uma pergunta sobre abolicionismo, Chiquinha Gonzaga foi citada. "Depois os poemas do Castro Alves, falando sobre o movimento abolicionista no Brasil", afirmou o professor de geopolítica da Escola SEB Lafaiete, Guilherme Freitas.

O movimento Black Lives Matter também foi abordado no exame. "Falava da abrangência desse movimento, que não é somente de homens heterossexuais negros que lutavam por esse direito, mas que buscava uma integração completa dessa sociedade", disse Freitas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Uma outra novidade que o Enem deste ano trouxe para as provas, foi que neste ano a linguagens do Enem privilegiou textos longos do que textos não verbais, disse Luciane Bernardi, professora de linguagens do Cursinho da Poli. Foram em torno de dez textos com linguagens não verbais, o que em relação às edições anteriores é um número baixo, segundo ela.

Questão sobre o impacto da covid-19 na saúde mental também foram citados no exame. A questão dizia que grupos vulneráveis da sociedade não tiveram acesso a práticas esportivas durante a pandemia e se tornaram mais sedentários. "Nessa questão do sedentarismo, ele aponta que as elites, de certa maneira, continuaram praticando esportes, e as pessoas que vivem em vulnerabilidade social, que não têm acesso, ficaram sedentárias e que isso teve um impacto na saúde mental", conta Beltrão.

E, por fim, a parte que causa mais curiosidade nos candidatos é sobre o tema da redação, que nesse ano foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias