Utilizado como bebida ritualística para muitas crenças religiosas, o chá de ayahuasca é altamente alucinógeno e pode causar graves alterações na consciência, motivo pelo qual o seu uso ser restrito, devendo ser consumido de forma responsável.
Um casal em São José dos Campos (SP) foi condenado a 2 anos e quatro meses de reclusão depois de induzir um adolescente de 16 anos a ingerir a bebida durante um ritual e manter a vítima em cárcere privado.
Conteúdos relacionados:
- Polícia apreende ambulância com 1,5 tonelada de maconha
- Psicóloga é presa após chamar técnico de macaco
- Funcionário desvia R$ 600 mil para apostas no "Tigrinho"
O jovem, que trabalhava para o casal, teve um surto psicótico após o uso do chá de ayahuasca e foi mantido em cárcere privado por quatro dias, além de ter o contato com a família impedido.
A justiça de São Paulo entendeu que houve dolo ao induzir o adolescente a ingerir a bebida sem autorização dos pais, com agravante de negligência por não prestar socorro após o surto psicótico.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Eles foram condenados por sequestro, cárcere privado e perigo para a vida ou saúde da vítima. A pena foi convertida em prestação de serviços e pagamento de um salário mínimo.
Preparado a partir do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis, o preparo, compra e ingestão do chá de ayahuasca é permitido no Brasil apenas para rituais religiosos e pesquisa. Ele também é utilizado de forma terapêutica e medicinal por algumas comunidades indígenas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar