O acesso a universidades por estudantes de todo o Brasil é uma grande oportunidade para mudar de vida através da educação e após um ano de preparação, chegou o grande momento!
Neste domingo (10), milhões de candidatos em todo o Brasil participam da última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os estudantes retornaram aos locais de prova para encarar o segundo dia do exame.
Os portões foram fechados pontualmente às 13h, e a distribuição dos cadernos de questões teve início às 13h30 (horário de Brasília).
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Enem 2024: veja horários e o que levar neste domingo (10)
- Enem: candidatos realizam 2º etapa da prova neste domingo
No domingo passado (3), os inscritos responderam às 90 questões de linguagens, ciências humanas e redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, 73,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos compareceram ao primeiro dia de prova.
Saiba sobre a prova do 2º dia
O segundo dia do Enem trouxe outras 90 questões, agora nas áreas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. O exame começou às 13h30 e vai até as 18h30, totalizando cinco horas de prova — meia hora a menos em comparação ao primeiro dia. Participantes que têm direito a tempo adicional poderão concluir o exame até às 19h30, e aqueles que utilizam a videoprova em Libras, às 20h30.
Quer mais notícias do brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
O Enem de 2024 apresentou um índice de participação de 73,4% no primeiro dia de provas, um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a 2023. Consolidado como o principal meio de acesso ao ensino superior, o exame é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), permitindo que candidatos usem suas notas para ingressar em universidades públicas e privadas com bolsas de estudo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar