plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FORÇAS ARMADAS

Mulheres poderão se alistar a partir de 1º de janeiro

O alistamento militar feminino voluntário poderá ser feito a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Saiba mais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mulheres poderão se alistar a partir de 1º de janeiro camera A medida vale para todas as mulheres que completarão 18 anos em 2025. Prazo para alistamento terminará no dia 30 de junho. | Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

A Constituição Federal prevê que o serviço militar no Brasil é um dever de todos os brasileiros, exceto em casos de isenção ou dispensa, que podem ser concedidas por motivos específicos. Para o sexo masculino, o alistamento militar é obrigatório, devendo ser feito a partir dos 18 anos.

Apesar de as Forças Armadas serem historicamente ocupadas em grande parte por homens, o público feminino já conquista seu espaço. A partir do dia 1º de janeiro, as mulheres poderão se alistar de forma voluntária.

A medida vale para aquelas que completarão 18 anos em 2025 e prazo terminará no dia 30 de junho.

Segundo o Ministério da Defesa, neste primeiro momento, serão ofertadas 1.465 vagas, distribuídas em 28 municípios e 14 unidades federativas. Serão 1.010 vagas para o Exército; 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. A expectativa é a de ir aumentando progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas.

“As candidatas poderão se alistar de forma online ou presencial em uma Junta de Serviço Militar. São critérios para o alistamento possuir residência em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação e completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007). Entre os documentos solicitados estão a certidão de nascimento ou prova de naturalização; comprovante de residência e documento oficial com foto”, informou o Ministério da Defesa.

Etapas

Além do processo de recrutamento, as mulheres devem passar por diversas etapas após o alistamento, sendo uma seleção geral seguida de seleção complementar. Na sequência são feitas a designação, a distribuição e a incorporação. Durante a seleção, haverá entrevistas, exames clínico laboratoriais e testes físicos.

As candidatas poderão escolher a Força em que desejam ser incorporadas. O ministério, no entanto, alerta que serão levadas em consideração a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e as especificidades exigidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

“Uma vez incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado, sendo denominado marinheiro-recruta na Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens”, especificou o Ministério da Defesa.

A incorporação está prevista para ocorrer no 1º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto), e a duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias