A onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é segundo maior felino carnívoro das Américas. Graças a sua alta capacidade de adaptação, ela pode viver tanto em florestas densas quanto em arredores de áreas urbanas.
A perda de habitat por causa do desmatamento, da agricultura, pecuária e expansão urbana, bem como as mudanças ambientais e a caça predatória, são apontadas pela IUCN e pelo MMA como as principais ameaças.
Veja também:
- Vídeo: pescadores flagram onça e filhotes nadando em rio
- Vídeo: onça-preta é vista atacando jacaré-açu em rio do Pará
- Onça e jaguatirica são vistas próximo ao rio Xingu, no Pará
Essa semana, uma onça-parda muito magra foi filmada passeando por uma floresta de eucalipto em Ribas do Rio Pardo, município de Mato Grosso do Sul. A magreza do animal chamou atenção de trabalhadores de uma indústria de celulose.
Veja o vídeo:
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
O pesquisador e médico veterinário Gediendson Araújo, do Instituto Reprocon, especializado na conservação de onças no estado, garantiu que não há motivo para preocupação com a saúde do animal.
“É bem comum encontrar onças-pardas com essa composição corporal”, aponta o especialista. Após o breve encontro, a onça-parda retornou à floresta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar