![A presença de uma camada branca pode indicar desde uma higiene inadequada até condições mais sérias, como infecções e lesões pré-malignas. Imagem ilustrativa da notícia Língua branca: veja causas da saburra lingual e como tratar](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/Lingua-2_00894128_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2FLingua-2_00894128_0_.jpg%3Fxid%3D3006041&xid=3006041)
Você já notou a língua esbranquiçada em alguém ou até mesmo em si? Esse aspecto pode despertar dúvidas sobre as causas e como prevenir o problema. Afinal, uma língua saudável tem uma coloração e aparência específicas. Para entender melhor, continue a leitura da matéria abaixo.
Uma língua saudável deve ter uma coloração rosa-claro uniforme em toda a sua superfície, com um aspecto "vivo" e sem manchas de outras cores. No entanto, a presença de uma camada branca pode indicar desde uma higiene inadequada até condições mais sérias, como infecções e lesões pré-malignas.
O que é a saburra lingual?
A saburra lingual é a principal causa da coloração esbranquiçada na língua. Trata-se de uma camada formada por células descamadas da boca, restos de alimentos e bactérias. Além de alterar a aparência da língua, essa condição pode provocar halitose (mau hálito), sendo mais comum em pessoas com refluxo gastroesofágico.
Além disso, a língua saburrosa pode ser sintoma de algumas doenças, como a candidíase oral, popularmente conhecida como "sapinho".
Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Como evitar a língua esbranquiçada?
Se a causa for a falta de higiene, a solução é simples: escovar a língua regularmente com uma escova de dentes comum e utilizar um limpador de língua. O raspador de língua, por sua vez, pode ser usado após a escovação e o uso do fio dental, devendo ser passado do fundo para a ponta da língua para remover a camada acumulada.
Raspador de língua ou escova de dentes: qual o melhor?
Não há evidências científicas definitivas de que o raspador de língua seja superior à escova de dentes na remoção da saburra. No entanto, alguns estudos indicam que o raspador pode ser mais eficiente na remoção profunda dos micro-organismos e bactérias responsáveis pelo mau hálito e outras doenças.
Independentemente do método escolhido, é essencial manter uma boa higiene bucal e, em casos persistentes, buscar orientação de um dentista. O profissional poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento conforme a necessidade de cada paciente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar