O calor já é parte da rotina de quem mora no Pará e, especialmente, em Belém, mas as mudanças climáticas devem causar fortes consequências também para quem está em outras regiões do Brasil. Pelo menos é o que indica projeção da Universidade de São Paulo (USP).
O Núcleo de Climatologia Aplicada da USP prevê uma forte onda de calor, que deve afetar principalmente as regiões Sudeste e Sul, mas também será sentida em parte do Centro-Oeste e Nordeste. A sensação térmica pode chegar a 70º entre os dias 12 e 21 de fevereiro.
Leia também
- Terra pode estar em era de aquecimento acima de 1,5°C
- Mangueiras: um símbolo que precisa ser preservado
As cientistas conseguem calcular a tal "sensação térmica" baseados na temperatura registrada no local e na umidade do ar em determinada hora do dia. Sendo assim, quanto maiores esses valores, maior será o calor sentido.
São Paulo pode bater recorde de calor ainda nesta quarta-feira (12), pois a temperatura pode atingir 35ºC, junto à umidade de 85%, o que levaria os paulistanos a uma sensação térmica de 56ºC.
Conhecido também pelas altas temperaturas, o Rio de Janeiro deve ter ainda mais calor, com a sensação de até 66º, combinados pela temperatura de 39 °C e a umidade de 88%.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar