
Você, aposentado, ou conhece alguém que deseja participar de um concurso público, mas não sabe se é possível? Se você tem essa dúvida, siga a leitura do texto abaixo para saber o que diz a lei.
A resposta é sim, um aposentado pode, sim, concorrer a uma vaga em concurso público, desde que atendidos certos requisitos previstos pela lei.
Para quem se aposentou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não há impedimento para participar de concursos, exceto nas situações em que o cargo disputado seja na mesma carreira em que o aposentado trabalhava.
Conteúdos relacionados:
- Concurso do Ministério Público oferta salários de até R$ 9,2 mil
- Hospital Gemelli: veja o hospital romano que cuida do Papa
Vale destacar que, em alguns casos, há exigências específicas nos editais, como limites de idade, com restrição para candidatos acima de 70 anos.
Se a aposentadoria foi por meio de um regime especial (como a aposentadoria especial por condições prejudiciais à saúde ou à integridade física), o aposentado também pode participar de concursos públicos, mas deve atentar a um ponto importante, é o que explica a advogada especializada em Direito Previdenciário, Nádia Oliveira Vicente.
Segundo ela, o aposentado não pode disputar cargos que envolvam exposição aos mesmos agentes nocivos que causaram sua aposentadoria, como altas temperaturas ou produtos tóxicos, por exemplo.
No caso dos servidores públicos aposentados, a regra é um pouco diferente. Aposentados de uma esfera governamental podem disputar cargos em outra esfera. Por exemplo, um servidor estadual aposentado pode se candidatar a um cargo federal, mas não pode retornar à mesma esfera na qual se aposentou.
Além disso, quem se aposentou por incapacidade permanente (antiga invalidez) ou de forma compulsória não tem permissão para se candidatar a cargos públicos.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Por fim, é importante esclarecer que a contribuição ao INSS após a aposentadoria não cancela o benefício já recebido. Caso o aposentado comece a contribuir novamente, ele poderá se aposentar novamente, desde que cumpra todos os requisitos do novo regime de aposentadoria. No entanto, as contribuições realizadas após a aposentadoria pelo INSS não geram direito a um segundo benefício, conforme destaca a advogada Nádia Vicente.
Portanto, aposentados têm sim a possibilidade de participar de concursos públicos, desde que respeitem as condições exigidas pelos editais e as particularidades da legislação vigente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar