
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (25), as alterações no saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com a intenção de facilitar o acesso aos recursos para trabalhadores demitidos.
A partir da próxima sexta-feira (28), será publicada uma medida provisória (MP) que libera automaticamente os saldos do FGTS para aqueles que foram demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 e a data da publicação e que optaram pela modalidade do saque-aniversário, mas estavam impedidos de sacar o valor total do fundo.
Conteúdo Relacionado
- Saque-aniversário está disponível para nascidos em janeiro
- 10 benefícios que pessoas com 60 anos têm direito no Brasil
- Bolsa Família: saiba quais beneficiários do NIS já podem sacar
A medida vai beneficiar aproximadamente 12,1 milhões de trabalhadores e deverá injetar cerca de R$ 12 bilhões na economia. O pagamento ocorrerá de forma automática, depositando os valores diretamente na conta vinculada ao FGTS do beneficiário em duas etapas:
- A primeira liberará até R$ 3.000.
- O restante, caso o saldo ultrapasse esse valor, será pago após 110 dias da publicação da medida.
Após esse prazo, trabalhadores que continuarem na modalidade do saque-aniversário e forem demitidos não terão mais acesso ao valor total de suas contas, que ficará retido de acordo com as regras da modalidade.
Criado em 2020, o saque-aniversário permite que os trabalhadores retirem uma parte do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Contudo, quem escolhe essa opção perde o direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A medida visa proporcionar maior liquidez aos trabalhadores e estimular a economia em um período de instabilidade econômica, ao mesmo tempo que pode impulsionar o mercado de consumo, embora haja o risco de gerar impacto inflacionário pela maior circulação de recursos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar