
A Colgate modificou a fórmula do creme dental da linha Total 12, substituindo o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, agora chamado de “Defesa Ativa”. A mudança foi implementada no final de 2024 e os novos lotes começaram a ser distribuídos em novembro, sendo amplamente encontrados em diferentes regiões do Brasil, incluindo o Pará.
Desde a alteração, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu 21 notificações entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. O órgão classificou os casos como “eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate que passaram por mudanças em sua formulação”.
Conteúdo relacionado:
- Cuidados: saiba os efeitos do excesso da pasta de dente
- Dr. Responde: Veja o valor da saúde bucal para os diabéticos
- A boca fede? Veja dicas para evitar mau hálito após acordar
Relatos de reações ao novo creme dental da Colgate
Em plataformas de direitos do consumidor, como o Reclame Aqui, há registros de sintomas como:
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de queimação e ardência nas gengivas;
- Formação de aftas e vermelhidão nos lábios;
- Desconforto na garganta.
Muitos consumidores relataram não ter suspeitado inicialmente que os sintomas poderiam estar relacionados ao uso do creme dental.
Posicionamento da Colgate sobre a nova fórmula
A Colgate lançou a nova fórmula com a campanha publicitária afirmando que era a “melhor fórmula da história para prevenção de doenças bucais” e que “destrói as bactérias e cria uma barreira de proteção por até 24 horas”.
Em nota, a empresa reforçou que a fórmula é segura e amplamente utilizada em cremes dentais ao redor do mundo. Segundo a Colgate, a mudança foi baseada em mais de uma década de pesquisa e testes com consumidores, incluindo no Brasil.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
“A nova fórmula passou por testes rigorosos e foi aprovada por agências regulatórias. No entanto, uma pequena parte da população pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, informou a Colgate.
A empresa recomendou que consumidores que apresentarem qualquer reação interrompam o uso do produto. Para mais informações, a Colgate disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 703 7722.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar