Escolher um bom creme dental é uma etapa importante para uma boa escovação dos dentes, além de ser um item indispensável e essencial para a rotina de higiene da boca. Porém, ainda existem muitas dúvidas de qual a quantidade adequada para essa limpeza ser eficiente.
“Existem algumas substâncias na pasta como o flúor que ajudam na proteção dos dentes. Mas colocar muito creme dental na escova não é sinônimo de uma limpeza mais eficiente e esse hábito pode ser até mesmo prejudicial para a higiene bucal", esclarece a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde.
O abuso do uso desse produto, pode até trazer problemas para a saúde bucal desde a infância. Quando a criança está passando pela formação dentária e os pais exageram no creme dental, os pequenos correm o risco de ter uma fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.
“Além disso, o excesso de creme dental juntamente com o hábito de molhar o creme e a escova causando grande quantidade de espuma, faz com que o paciente tenha uma falsa sensação de limpeza, e com isso diminua o tempo necessário de escovação, que deve durar pelo menos 2 minutos.” destaca a dentista.
Quando molhamos o creme dental, o deixamos mais diluído, acarretando a formação de mais espuma do que o necessário.
A Dra. Bruna Conde ressalta que muita gente pensa que a quantidade maior de espuma quando molha o creme dental com água, reflete em uma higiene melhor. Porém, o que acontece é o contrário, todo esse processo faz o creme perder as suas características originais e, consequentemente, acaba não realizando seu efeito total.
Veja 7 dicas para diminuir a gordura localizada na barriga
Molhar o creme dental não é indicado. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal e colocar toda sua limpeza por água abaixo.
O correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, em adultos, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental.
Mas afinal, como saber a quantidade correta de creme dental a ser usada no dia a dia?
Consumimos flúor de uma maneira diferente todos os dias sem perceber. Essa substância está presente na água encanada, em muitos alimentos, como o peixe, e também na maioria dos cremes dentais. O flúor é muito importante para equilibrar a flora bucal e manter seu sorriso forte e protegido das cáries. Mas você precisa tomar cuidado com a quantidade que usa ao longo do dia. A toxicidade aguda do elemento pode causar mal-estar, ânsia e vômitos.
O uso em excesso do creme dental é apenas um desperdício. Além disso, a aplicação em excesso de creme dental aumenta a chance desse material ser engolido, especialmente em crianças. Para uma escovação ideal, não é necessária uma grande porção de creme dental. A quantidade é de acordo com a idade de cada pessoa. Para crianças a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz.
Quando houver dúvidas, não deixe de consultar um profissional de confiança para esclarecer todas elas. Mantenha a saúde da sua boca protegida com as ferramentas certas de higiene e o bom uso de cada uma delas. "Vale também informar que uma frequência exagerada da escovação, junto com hábitos e estilo de vida, pode provocar com o tempo, o desgaste do esmalte dental e alteração na posição da gengiva.
"Saber a quantidade e frequência da escovação de forma particular e personalizada para cada paciente faz toda a diferença. Consulte com seu dentista especialista em saúde bucal." finaliza a especialista em saúde bucal Bruna Conde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar