plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DIREITOS TRABALHISTAS

PL quer incluir tempo de deslocamento na jornada de trabalho

Projeto de Lei em análise na Câmara busca garantir que deslocamentos em locais de difícil acesso sejam considerados como tempo à disposição do empregador.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PL quer incluir tempo de deslocamento na jornada de trabalho camera Atualmente, o tempo que o trabalhador dedica ao deslocamento para o trabalho ou ao retorno para casa não é contabilizado como parte da jornada de trabalho. | Fernando Frazão/Agência Brasil

A jornada de trabalho no Brasil sempre foi regulamentada por normas claras sobre o tempo dedicado às atividades do empregado. Contudo, com as transformações no cenário urbano e as dificuldades logísticas enfrentadas por muitos trabalhadores, a questão do tempo de deslocamento até o trabalho tem gerado debates sobre sua inclusão na jornada. A discussão se intensifica quando o transporte é fornecido pelo empregador, uma situação cada vez mais relevante no contexto atual que mobiliza tanto legisladores quanto trabalhadores.

Nesse sentido, o Projeto de Lei 236/25, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, pode transformar a rotina de diversos trabalhadores. A proposta estabelece que o tempo gasto no trajeto para o local de trabalho e no retorno para casa, quando realizado em transporte fornecido pelo empregador, passe a ser considerado parte da jornada de trabalho. A medida seria válida para locais de difícil acesso ou em áreas onde o transporte público é insuficiente, seja em todo o percurso ou em parte dele.

CONTEÚDO RELACIONADO

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não considera esse tempo como parte do expediente, o que significa que os trabalhadores não são remunerados por esse período. O deputado Patrus Ananias (PT-MG), autor do projeto, defende que é necessário mudar essa realidade. “O empregado não pode ser penalizado por condições logísticas alheias à sua escolha, especialmente quando o empregador é quem determina o local de trabalho”, afirma.

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

O projeto, que modifica os direitos trabalhistas, segue em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Constituição e Justiça e Cidadania. Se aprovado nessas instâncias, o texto seguirá para o Senado antes de se tornar lei.

Segundo o deputado federal Patrus Ananias,  o trabalhador não deve ser punido por situações fora de seu controle.
📷 Segundo o deputado federal Patrus Ananias, o trabalhador não deve ser punido por situações fora de seu controle. |Bruno Spada/Câmara dos Deputados
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias