plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DISCURSO DE ÓDIO

PF investiga suspeito de apologia ao nazismo no RS

Operação da Polícia Federal busca desarticular rede de propagação de ideologias extremistas e impedir novos ataques racistas na região Sul.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PF investiga suspeito de apologia ao nazismo no RS camera Policiais federais cumprem mandado de busca na residência do investigado. | Divulgação/PF

A intolerância, muitas vezes disfarçada de opinião, tem ganhado terreno nas sombras da internet e, por vezes, transborda para o espaço público em forma de panfletos e cartazes com mensagens perigosas. Em meio ao crescimento de alertas sobre discursos extremistas, autoridades intensificam esforços para combater esse tipo de crime que ameaça os valores democráticos.

Foi nesse contexto que a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8), a operação batizada de "Odium", com o objetivo de coibir a disseminação do chamado discurso de ódio em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

CONTEÚDO RELACIONADO

A ação teve como alvo um morador da cidade, investigado por propagar conteúdos com apologia ao nazismo e ataques xenofóbicos tanto nas redes sociais quanto em espaços públicos.

De acordo com a PF, o mandado de busca e apreensão cumprido na residência do suspeito tem o objetivo de "impedir a continuidade das ações criminosas, assim como desarticular células extremistas ligadas às temáticas racista e neonazista voltadas à disseminação de discurso de ódio e atos violentos".

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

As investigações começaram após a Ouvidoria da PF receber uma denúncia anônima apontando a distribuição de materiais impressos com mensagens racistas e símbolos nazistas no município gaúcho. A partir dessa denúncia, a corporação identificou um perfil em rede social utilizado para amplificar esse tipo de discurso.

HISTÓRICO CRIMINAL

Ainda segundo a Polícia Federal, o homem já possui histórico criminal envolvendo os mesmos delitos. "A PF aponta que ele é um criminoso contumaz nesse tipo de crime", informou a corporação. Apesar da operação e da apreensão de seu celular, que agora será analisado para aprofundar o inquérito, o investigado não foi preso.

A legislação brasileira trata com rigor crimes relacionados à ideologia nazista. Conforme a Lei nº 7.716/1989, é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", com pena prevista de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

A operação segue em curso e a PF não descarta novas diligências.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias