
O uso da vacinação como ferramenta para proteger a saúde e evitar a disseminação de doenças já é uma ferramenta amplamente comprovada pela ciência por conta de sua eficácia. E esta imunização começa já na sala de aula.
A campanha "Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida" inicia oficialmente nesta segunda-feira (14). A iniciativa, resultado da parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), pretende alcançar 30 milhões de estudantes com menos de 15 anos em todo o Brasil até 25 de abril.
"Nós estamos mobilizados, todo o Governo Federal, para que cada escola pública do nosso país, em cada município brasileiro, receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes", declarou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante pronunciamento oficial.
Leia também:
- Vacina contra gripe: veja o que é verdade e o que é fake news
- 'Que mico foi esse?' Ministério da Saúde rebate Jojo Todynho
Quer receber as melhores notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da imunização.
"O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação. Cada mãe e cada pai brasileiros, que cresceram tendo acesso a todas as vacinas do SUS, sabem da importância da vacina e de que uma criança vacinada é sinônimo de família protegida."
Quais vacinas serão oferecidas nas escolas?
Durante a campanha, estudantes com até 15 anos receberão vacinas contra:
- Febre amarela;
- Tríplice viral;
- Tríplice bacteriana.
Adicionalmente, alunos entre 5 e 15 anos também poderão ser imunizados contra:
- Meningite;
- HPV.
A vacinação ocorrerá diretamente nas escolas da rede pública ou em Unidades Básicas de Saúde de referência, sempre mediante autorização dos responsáveis.
Caderneta de Vacinação Digital: nova ferramenta para famílias
Uma das principais novidades da campanha 2025 é a Caderneta de Vacinação Digital, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. A ferramenta permite:
- Monitorar todas as vacinas;
- Verificar a situação vacinal;
- Receber alertas sobre novas doses;
- Acompanhar consultas e informações de saúde das crianças.
Também nesta segunda-feira (14), às 15h, ocorrerá o 15º Webinário Nacional e Intersetorial do PSE, intitulado "Zé Gotinha na Escola: Bora Vacinar". O evento online, que será transmitido pelo canal do YouTube do MEC, marca oficialmente o início das atividades da Semana Saúde na Escola 2025.
Programa Saúde na Escola atinge recorde de participação
O Programa Saúde na Escola (PSE), responsável pela campanha, registrou sua maior adesão histórica para o ciclo 2025/2026:
- 5.544 municípios participantes;
- 109.823 escolas cadastradas;
- 27.804.022 estudantes beneficiados.
Instituído pelo Decreto n° 6.286/2007, o PSE visa integrar ações de saúde e educação para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos estudantes da rede pública.
Semana Saúde na Escola 2025: além da vacinação
A iniciativa, que ocorre durante todo o ano, tem como tema central "Ampliar a Vacinação, Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios", com foco em cinco áreas prioritárias:
- Verificação e atualização vacinal;
- Promoção da saúde mental e prevenção de violências;
- Promoção da saúde sexual e reprodutiva;
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
- Promoção da cultura de paz e direitos humanos.
A campanha reforça a importância da cooperação entre estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o direito à saúde, à vida e à proteção das crianças e adolescentes nas escolas brasileiras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar