
A partir das 10h do dia 23 de abril, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao novo lote de restituição do Imposto de Renda destinado a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências. Este lote também inclui restituições residuais referentes a declarações de anos anteriores.
No total, 279.500 contribuintes serão contemplados, com um valor global de R$ 339,63 milhões a ser pago. Deste montante, R$ 180,27 milhões serão destinados a grupos prioritários, conforme critérios definidos pela Receita.
Conteúdo Relacionado
- Como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?
- Saiba como declarar Imposto de Renda sem complicações
Entre os beneficiados com prioridade no pagamento, estão mais de 204 mil contribuintes que usaram a chave Pix com CPF ou optaram pela declaração pré-preenchida, critérios que desde 2023 garantem preferência na restituição.
Além deles, o lote contempla:
- 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 9.502 professores que têm no magistério sua principal fonte de renda
- 4.284 idosos com mais de 80 anos
- 3.820 pessoas com deficiência ou doenças graves
Os demais 31.813 contribuintes que não se enquadram em nenhuma das categorias prioritárias também receberão neste lote.
A consulta à restituição pode ser feita por meio do site oficial da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo para dispositivos móveis. Já o pagamento será realizado no dia 30 de abril, diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix do tipo CPF, quando informada.
Caso o crédito não seja realizado, como em situações de conta encerrada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar o agendamento para uma nova conta pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento da instituição.
Se o valor não for retirado dentro desse prazo, será necessário entrar no Portal e-CAC e, na área de “Declarações e Demonstrativos”, acessar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Para quem ainda não estiver na lista, a recomendação é acessar o extrato da declaração no e-CAC e verificar se há pendências. Caso necessário, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar