plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DEVOLUÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS 💸

INSS avisará sobre descontos ilegais a partir desta terça, 13

Órgão reforça que o contato será apenas pelo aplicativo Meu INSS, ou seja, não haverá contato por meio de ligações telefônicas ou mensagens de SMS.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia INSS avisará sobre descontos ilegais a partir desta terça, 13 camera Caso o aposentado ou pensionista declare que não autorizou tais descontos, poderá solicitar o ressarcimento dos valores a partir de quarta-feira (14). | Foto: Joédson Alves / Agência Brasil.

Após 9 milhões de brasileiros serem afetados por descontos ilegais de associações nas últimas semanas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia uma medida para ajudar na regularização da situação.

A partir desta terça-feira (13), o INSS começará a enviar notificações aos aposentados e pensionistas que sofreram tais descontos em seus benefícios. As mensagens chegarão exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, pois o instituto reforça que não realiza contato por ligações de telefone ou SMS.

Leia também

Os beneficiários notificados deverão informar, a partir de quarta-feira (14), se autorizaram ou não os descontos apresentados. A notificação incluirá:

  • Os valores descontados;
  • Os nomes das entidades responsáveis

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Caso o aposentado ou pensionista declare que não autorizou tais descontos, poderá solicitar o ressarcimento dos valores no mesmo dia. O instituto garantirá ressarcimento para cobrir prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.

Como funcionará o processo de ressarcimento?

Após a confirmação de que o desconto não foi autorizado, o INSS acionará diretamente a associação responsável, que deverá efetuar o pagamento integral dos valores descontados, além de apresentar documentação comprobatória do ressarcimento.

Vale lembrar que o aposentado ou pensionista não precisará apresentar nenhum documento para comprovar sua solicitação.

As associações terão prazo de 15 dias úteis para realizar o pagamento. Aquelas que não cumprirem a determinação enfrentarão ações judiciais movidas pelo instituto.

O INSS reforça um alerta importante para evitar golpes:

  • As notificações chegarão **exclusivamente** pelo aplicativo Meu INSS;
  • Não haverá contato por telefone ou envio de SMS;
  • O instituto não utiliza intermediários em nenhuma etapa do processo.

Para facilitar o recebimento das notificações, recomenda-se acessar o aplicativo Meu INSS com antecedência e verificar se as configurações permitem notificações automáticas no celular.

Em caso de dúvidas, os beneficiários devem contatar a central de teleatendimento pelo número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias