
Um acidente no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP), causou danos ambientais após o derramamento de corante industrial em um rio da região do interior paulista.
Uma carreta que transportava 2 mil litros de corante azul bateu em um poste na terça-feira (13), o que resultou no vazamento da substância no Córrego das Tulipas. Como consequência, várias aves acabaram tingidas de azul.
Leia também
- Saiba o que era a bola de fogo vista no céu de Brasília
- Cheia dos rios deixa 18 cidades do Amazonas em emergência
O produto químico, usado para colorir embalagens como caixas de ovos e caracterizado por seu "odor forte", escoou para o córrego após a colisão. De acordo com as informações obtidas, o motorista não estava no veículo quando o caminhão se deslocou e atingiu o poste.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A Associação Mata Ciliar, organização voltada à preservação da biodiversidade, efetuou o resgate de três gansos e um pato que tiveram a plumagem tingida de azul após o incidente.
A ONG também relatou a descoberta de peixes mortos na área e mantém as buscas por capivaras que habitam o local e que também podem ter sido atingidas pelo derramamento.
O parque da região, com aproximadamente 25 mil metros quadrados, serve de habitat para diversas espécies de animais, o que amplia a preocupação quanto ao impacto ambiental do acidente.
Ações de contenção e limpeza após vazamento químico
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) executou testes iniciais que, conforme a instituição, comprovaram que o córrego não sofreu contaminação. Contudo, a companhia informou que já iniciou o processo de descontaminação da área afetada e apresentará em breve as medidas administrativas cabíveis.
O acidente ocasionou o fechamento total da via na entrada do Jardim Tulipas, pois parte da carga também foi espalhada na pista. Equipes da Polícia Civil e da Cetesb foram chamadas para atender a ocorrência.
A CPFL Piratininga isolou a área e aguarda a remoção do veículo para substituir o poste danificado pela colisão. A empresa comunicou que o fornecimento de energia precisará ser interrompido temporariamente durante os trabalhos de recuperação, embora não tenha ocorrido falta de energia logo após o acidente.
A Defesa Civil municipal anunciou uma reavaliação do local nesta quarta-feira (14) para estabelecer ações de remoção do produto químico derramado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar