
O prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta segunda-feira (19), e mais de 5 milhões de brasileiros podem ter o documento cancelado. A medida afeta quem deixou de votar em três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa ou quitar a multa referente à ausência.
Para evitar o cancelamento, o eleitor deve acessar os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde é possível consultar pendências, emitir boletos para pagamento de multas e justificar as ausências. Também é possível realizar os procedimentos por meio do aplicativo e-Título ou diretamente em um cartório eleitoral.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Receita Federal inicia restituição de 2025; veja o calendário
- Remédios genéricos já fazem parte da escolha dos brasileiros
- Sites falsos do Enem 2025 aplicam golpes e roubam dados
A verificação de débitos eleitorais pode ser feita online. No site do TSE ou do TRE da sua região, basta acessar a aba “serviços eleitorais”, selecionar “autoatendimento eleitoral” e, em seguida, a opção “débito eleitoral”. O sistema indicará se há faltas não justificadas e em quais eleições ocorreram.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Quem não regularizar a situação perde direitos importantes, como a inscrição e posse em concursos públicos, a emissão de passaporte e carteira de identidade, além de outras restrições legais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar