plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEMANA DECISIVA

Gripe aviária no Brasil: 28 dias para autodeclaração de segurança

Brasil entra em período decisivo de 28 dias para se declarar livre de gripe aviária após surto em granja comercial.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gripe aviária no Brasil: 28 dias para autodeclaração de segurança camera Após desinfecção de granja no RS, país inicia período decisivo de 28 dias sem novos casos comerciais | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O Brasil iniciou nesta quinta-feira (22) uma etapa crucial no enfrentamento à gripe aviária: um período de 28 dias sem registro de novos casos em granjas comerciais, que pode permitir ao país se autodeclarar livre da doença. A contagem começou após a conclusão do processo de desinfecção da granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado o primeiro foco da gripe aviária em criação comercial no país.

De acordo com nota do governo gaúcho, a limpeza e desinfecção de todas as estruturas da granja — incluindo galpões, máquinas, escritórios, almoxarifado, vestiários e lavanderia — foram finalizadas na noite de quarta-feira (21).

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já havia anunciado que, se não houver novos registros em granjas comerciais durante os próximos 28 dias, o Brasil poderá se declarar livre da doença, ficando então à espera do aval dos países importadores para a retomada plena das exportações.

Mais de 30 países impuseram algum tipo de restrição temporária às importações de carne de frango brasileira desde a confirmação do foco no Rio Grande do Sul, maior produtor avícola do país.

Apesar do avanço no controle da situação, as autoridades seguem cautelosas. “Em emergência sanitária, vivemos pequenas felicidades. Hoje, a situação está tranquila, mas pode mudar a qualquer momento”, afirmou Rosane Collares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do RS. Ela destacou que só se sentirá mais segura após o fechamento de dois ciclos de incubação da doença — até o final da próxima semana.

Atualmente, o Ministério da Agricultura investiga 11 casos suspeitos de gripe aviária no país, sendo dois em granjas comerciais localizadas em Tocantins e Santa Catarina. A maioria dos casos em apuração envolve aves de subsistência ou silvestres, que geralmente não geram embargos comerciais. No Rio Grande do Sul, além do foco em Montenegro, foram detectadas aves aquáticas contaminadas em um zoológico de Sapucaia do Sul, mas nenhuma em produção comercial.

O Estado do Tocantins informou já ter descartado a presença do vírus de alta patogenicidade em uma granja local, com base em resultados preliminares. No entanto, o caso ainda consta como “em investigação” no sistema oficial do ministério.

Especialistas do setor demonstram otimismo com o cenário atual. Wagner Yanaguizawa, analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, avalia que o foco em Montenegro parece ter sido controlado com sucesso. “A situação parece isolada, o que é positivo. A ausência de novos casos nos últimos dias reforça uma visão mais otimista”, afirmou. Ele acredita que, após a autodeclaração de status livre da doença, as exportações podem ser retomadas rapidamente.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Segundo Yanaguizawa, o Brasil foi um dos últimos grandes produtores mundiais a registrar casos de gripe aviária, o que reforça a confiança nos protocolos sanitários aplicados. “Isso nos dá um pouco mais de segurança de que o controle está funcionando”, completou.

Quer ler mais notícias?Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O mundo agora observa o Brasil — maior exportador global de carne de frango — aguardando o desfecho do período de vigilância e a possível retomada do comércio internacional sem restrições.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias