
Uma jovem universitária morreu durante um treino em uma academia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (20).
Dayane de Jesus Barbosa tinha 22 anos de idade e era estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela sofreu um mal súbito ao iniciar um exercício e não resistiu.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), o estabelecimento não possuía um desfibrilador, equipamento que é obrigatório por lei em academias, responsável por emitir choques elétricos que podem reverter uma parada cardíaca. Mesmo com a tentativa de socorro por alunos que estavam no local, a jovem não foi reanimada a tempo.
A academia foi interditada e o caso está sob investigação da 12ª DP (Copacabana). Em nota, a PCERJ informou que “outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer todos os fatos”.
Conteúdos relacionados:
- Polícia localiza falsa médica após prisão de universitário
- Filhos são presos no RJ por manterem cadáver do pai em casa
- Influenciadora é esfaqueada nove vezes pelo namorado durante live
A morte de Dayane mobilizou a comunidade acadêmica da universidade onde ela estudava. O Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ lamentou profundamente a perda e declarou luto oficial de três dias.
“Compartilhamos com sua família e seus amigos a dor por essa perda, e nos colocamos à disposição para qualquer apoio que se fizer necessário”.
Lei exige desfibrilador
A Lei Municipal nº 7.259, de 2022, determina a obrigatoriedade da presença de desfibriladores em academias, clubes, estádios, centros comerciais, escolas, entre outros.
O equipamento deve estar disponível para uso contínuo, com manutenção em dia e um equipe treinada para usá-lo caso seja necessário.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O descumprimento da norma prevê multa de R$ 5 mil, corrigida anualmente, além da possível interdição do estabelecimento, como ocorreu neste caso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar