
Com o crescimento da demanda por professores efetivos nas escolas públicas, o Governo Federal aposta em uma nova ferramenta de seleção nacional. A Prova Nacional Docente (PND), prevista para 26 de outubro, já conta com a adesão de 1.508 redes municipais e 22 estaduais, conforme divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação, que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como proposta funcionar como etapa de pré-seleção para futuros concursos públicos de professores da educação básica em todo o país. Ao todo, 81,48% das redes estaduais já confirmaram participação, incluindo Pará, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Conteúdo Relacionado
- Seduc adere ao edital da Prova Nacional do Docente
- MEC garante repasses do Pé-de-Meia durante todo o ano de 2025
As inscrições estarão abertas de 14 a 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND. Os candidatos deverão informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válido. A taxa de inscrição será de R$ 75, com possibilidade de isenção para quem atender aos critérios do edital.
Embora não seja um concurso público, a PND poderá ser usada por estados e municípios como etapa única ou complementar em seus processos seletivos. As secretarias de educação têm até 10 de julho para enviar ao MEC a regulamentação local sobre como os resultados da prova serão aproveitados em 2026.
Quer saber mais de cursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A iniciativa faz parte do programa federal Mais Professores para o Brasil e também visa subsidiar políticas de formação docente. Segundo o ministro Camilo Santana, a prova representa um avanço na valorização da carreira: “Precisamos criar uma cultura de reconhecimento à profissão de professor”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar