
Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), uma iniciativa que busca garantir mais segurança ao consumidor. A ferramenta tem como principal objetivo permitir que os cidadãos verifiquem, antes de adquirir um dispositivo móvel, se ele possui registros de roubo, furto ou perda.
Por meio do aplicativo 'Celular Seguro', disponível para Android e iOS, qualquer pessoa pode consultar a situação de um aparelho informando o número IMEI, identificação única de cada celular. O sistema reúne informações de três bases de dados: o programa Celular Seguro, o Cadastro de Estações Móveis Impedidas e a Base Nacional de Boletins de Ocorrência.
Conteúdos relacionados:
- Roubo de celulares no Pará cai 46% em quatro meses
- Saiba 5 truques para proteger os apps de banco do celular
- App Celular Seguro tem nova função para evitar furtos. Veja
"O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel", destacou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP.
Como usar o serviço:
Para utilizar o novo serviço é simples. Basta baixar o aplicativo Celular Seguro, na Play Store ou na App Store, e selecionar a opção "Celulares com Restrição".
Quer receber mais notícias direto no celular? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Em seguida, digite o número IMEI ou escaneie o código de barras. Para saber o IMEI de um dispositivo é necessário digitar #06# no aplicativo de 'telefone' dele. Caso não haja restrição, o app confirmará que o dispositivo está livre de problemas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar