
A Embraer deu mais um passo para consolidar sua ampliação no mercado europeu, fortalecendo a posição da companhia como uma das líderes globais na aviação regional.
A fabricante brasileira anunciou nesta segunda-feira (14) a venda de 45 aeronaves modelo E195-E2, os jatos, para a companhia aérea dinamarquesa Scandinavian Airlines (SAS). Avaliado em cerca de R$ 21,8 bilhões, o acordo marca a maior encomenda da empresa por um único cliente desde 1996.
O contrato também prevê a opção de compra de outras 10 unidades adicionais. As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com remessas programadas ao longo de quatro anos. Os jatos serão incorporados à frota da SAS como parte de uma estratégia de renovação e expansão a partir de seu hub global, em Copenhague, na Dinamarca.
“O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves vão desempenhar um papel crucial na estratégia de renovação da SAS”, afirmou Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Embraer tem vaga de estágio com bolsa de R$ 2.400; inscrições encerram neste domingo (25)
- Embraer abre 1000 vagas de emprego em diferentes áreas
O modelo E195-E2 pertence à nova geração de jatos comerciais da Embraer e é certificado para operar com até 50% de SAF (combustível sustentável de aviação), o que contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A empresa destaca que o modelo pode, no futuro, operar com 100% de SAF, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no setor aéreo.
A operação foi anunciada em meio a tensões no comércio internacional, especialmente após a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos — país que figura entre os principais mercados consumidores da aviação brasileira. A medida impacta diretamente a exportação de aeronaves, que está entre os dez principais produtos enviados do Brasil para o mercado norte-americano entre janeiro e junho de 2025.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Diante do cenário, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que trabalha na elaboração de medidas para mitigar os efeitos das tarifas sobre as exportações da Embraer.
Nas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, celebrou a negociação: “Mesmo diante dos desafios para o comércio internacional, a Embraer segue abrindo mercados, gerando emprego e renda”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar